Instaltec Tecnologia em Instalações
  • compromisso
    com a qualidade,

    responsabilidade
    e satisfação

    plena dos clientes

  • Aliando a

    Tecnologia,

    Furukawa e a

    Garantia TIA/ISO

    de Qualidade

    pode ficar

    tranquilo

    sua empresa está

    em boas mãos

  • redes projetadas de

    forma personalizada

    para cada situação.

    a instaltec

    oferece suporte

    a toda as suas

    necessidades

    em redes de

    computadores

NOVIDADES

Página Inicial / Sem categoria /
Aprenda a ver quais são as peças do seu computador sem precisar abri-lo

Aprenda a ver quais são as peças do seu computador sem precisar abri-lo

18 de fevereiro de 2019

Para muita gente, o que há dentro do computador é um verdadeiro mistério. E isso não necessariamente tem a ver com a pouca familiaridade do usuário com o equipamento, já que muitas vezes as fabricantes não são claras o suficiente sobre quais peças utilizam nos desktops e notebooks que comercializam. Quando muito, o item que mais é especificado é o chipset (é AMD ou Intel? Qual o modelo? De qual geração? E o clock?), ficando memória RAM, armazenamento e GPU limitados às suas quantidades.

Por conta disso, nem sempre sabemos exatamente o que compramos, e quando surge a necessidade de fazer uma manutenção, seja para consertar uma peça defeituosa ou apenas fazer um upgrade no sistema, não sabemos praticamente nada sobre compatibilidade, tampouco qual componente comprar.

Se você está passando por isso, calma. Felizmente não precisamos abrir o PC ou o notebook sempre que precisamos fazer esse tipo de verificação. Em vez disso, alguns softwares ajudam a vermos não só exatamente quais peças compõem nosso computador, como também dão todas as especificações de que precisamos para acertar na compra de um componente novo e compatível.

CPU-Z

Um dos mais populares softwares do tipo, o CPU-Z se destaca por sua simplicidade e objetividade. Em uma pequena janela, ele exibe praticamente todas as informações das peças do seu computador.

Placa-mãe, chipset, memória RAM, armazenamento, GPU… O que você procurar está ali, com modelo, nome da fabricante, versão, ano, voltagem, clock, velocidade, latência… Enfim, tudo o que você precisa saber sobre o seu computador está listado aqui.

Captura de tela do funcionamento do Software CPU-Z
CPU-Z se destaca pela simplicidade e objetividade com que exibe informações sobre o PC (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Se você quiser se aprofundar ainda mais e, de repente, descobrir se há algum gargalo no seu sistema, o CPU-Z traz algumas ferramentas de benchmark e estresse para lhe mostrar o desempenho da sua máquina. Uma boa pedida para observar o comportamento de cada componente em tarefas específicas e identificar alguns problemas.

O CPU-Z é gratuito e tem versões para Windows e Android — fica aí a dica se você também quiser dar um confere no seu smartphone ou tablet.

Captura de tela que mostra o funcionamento do software CPU-Z, com destaque para testes básicos de benchmark
CPU-Z também oferece alguns testes básicos de benchmark, permitindo até mesmo comparação de desempenho (Captura de tela: Sergio Oliveira)

I-Nex

Uma alternativa equivalente ao CPU-Z para quem usa Linux, o I-Nex tem praticamente o mesmo visual do software para Windows.

A interface também é organizada em abas, que mostram informações separadas para CPU, placa-mãe, GPU, memória e outros componentes do computador. Em cada uma dessas abas, os componentes são detalhados com modelo, nome da fabricante, informações de driver, voltagem, clock e tudo o mais.

Um diferencial bacana é que há uma aba dedicada com informações sobre a distribuição Linux que está rodando no computador e outra com informações do Kernel.

Interface do Software I-Nex em uso
I-Nex é uma alternativa ao CPU-Z para usuários Linux. Visual e organização das informações é praticamente igual (Imagem: Linux Help)

Para instalar o I-Nex no Ubuntu, Mint ou distribuições derivadas, basta rodar os comandos a seguir no Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:i-nex-development-team/stable

sudo apt-get update

sudo apt-get install i-nex

Se você usa o Fedora, openSUSE, Manjaro e distribuições derivadas, visite a página oficial do I-Nex no GitHub para obter as instruções de instalação.

Clique aqui para continuar lendo.