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Brasileiro passa em média 5,3 horas por dia no computador pessoal, diz pesquisa

Brasileiro passa em média 5,3 horas por dia no computador pessoal, diz pesquisa

19 de junho de 2018

“Isso para a gente é um guia para desenvolver tecnologia”, explicou Ana Claudia Braga, diretora de marketing da Dell Brasil. “Se você fica mais de cinco horas conectado, a bateria tem que durar bastante. Então nós começamos a alinhar e adequar toda linha de produtos para esse tipo de perfil”.

O levantamento revelou ainda que as famílias brasileiras já têm em média 1,9 computador, compartilhado na maior parte das vezes por 2 pessoas. Mais da metade dos entrevistados (56%) cita o notebook como o principal computador pessoal do domicílio, que fica bem à frente dos tradicionais desktops, apontados como os dispositivos principais de 31% dos respondentes. Tablets são os terceiros mais citados, com 7% do total das respostas, seguidos pelos notebooks 2 em 1 (2%), all-in-ones (2%) e outros dispositivos (3%).

A pesquisa também mostrou algumas referências ao uso dos dispositivos pelo consumidor nacional, comparando a preferência entre computador e tablets. O computador ainda é o dispositivo preferido para a maior parte do uso doméstico, como assistir a filmes (85%), navegar na internet (74%) e acessar e-mails (73%).

A única das atividades na qual os consumidores preferem o tablet ao computador é a comunicação com amigos e familiares, em que 51% dos usuários afirmam que o tablet é a primeira opção. Além disso, 3% da base afirmou utilizar os dispositivos para games.

Apesar do momento de crise econômica no país, o levantamento também considerou que um número elevado de entrevistados (46%) tem planos de comprar um novo computador nos próximos seis meses. De acordo com a fabricante, o desejo de adquirir um novo produto está ligado principalmente ao avanço mais rápido de tecnologias, que puxam um ciclo de vida menor de produtos para o consumidor final. 

Usualmente, fabricantes trabalham com um ciclo de vida de até 12 meses por dispositivo do usuário, mas mais de um terço dos respondentes brasileiros (34%) também afirmou que seu principal computador doméstico está em uso há mais de dois anos.

A mudança de geração do sistema operacional da Microsoft, com o lançamento do Windows 10, previsto para a próxima semana, pode motivar algumas das trocas de computadores. Durante a apresentação, a Dell afirmou que deverá começar a vender os primeiros equipamentos com a nova versão do Windows já a partir do próximo dia 29, inclusive no Brasil, mas a empresa ainda não revela quais modelos estarão disponíveis.

Na hora da compra de um novo computador, 57% dos entrevistados afirmaram que buscam em primeiro lugar um bom processador, seguido pela marca (22%) e memória RAM (8%). Além disso, 33% dos respondentes afirmaram que preferem lojas online para efetuar a compra, contra 19% de lojas físicas. Pouco mais de um quarto (29%) deles também leva em consideração opiniões e avaliações online.

Os notebooks lideram a lista de intenção de compra (58%), seguidos pelos desktops, com 20% dos respondentes. Segue o 2 em 1 com 12%, depois o tablet (5%) e os all-in-ones (4%). Em termos de futuro, os consumidores também avaliaram que os notebooks também deverão “envelhecer bem” como plataforma em longo prazo, com 55% do total deste prognóstico. O tablet vem em segundo lugar, com 31%, seguido pelo desktop, que ainda será relevante para 18% dos pesquisados. Outro número interessante é que 80% dos consumidores afirmaram que os smartphones serão o principal ponto de acesso à internet nos próximos dez anos.

A pesquisa foi realizada em junho deste ano com mil internautas de todas as regiões do país e maiores de 18 anos. O levantamento focou em membros das classes A, B e C que possuem computadores ou tablets pessoais, com 66% dos respondentes dentro do perfil de renda entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. A margem de erro é de 3%, com confiança de 95%.

Via corporate.canaltech.com.br