CFTV: motivos para investir

Monitoração de segurança eletrônica através do uso do CFTV.

Conceitualmente, CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV, originada da sigla em inglês para o mesmo serviço, o CCTV (Closed Circuit Television). É a mais importante aposta da área de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, já que na prática, o sistema de monitoramento interno – Circuito Fechado de TV -, realizado através de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, disponibiliza as imagens através de monitores e executa a gravação desses registros, ampliando significativamente a segurança de empresas e residências, por exemplo.

Nesse sentido, o CFTV é utilizado, sobretudo, para monitoramento e vigilância. Essa aplicação registra incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e diversas outras ocorrências. No entanto vem sendo muito utilizado também para outras finalidades, como monitoramento viário, para fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.

Por que investir em CFTV?

Por que investir em CFTV?

As vantagens são muitas para quem contrata a monitoração de segurança eletrônica através do uso do CFTV. Isso se deve aos recursos de monitoramento em tempo real e remotamente, através de uma equipe de segurança, que mapeia o que acontece em cada ambiente, 24 horas por dia, para que decisões sejam adotadas em ações necessárias quando alguma anormalidade é identificada.

Além disso, o CFTV possibilita que as imagens registradas fiquem, armazenadas, gravadas para que consigam ser analisadas em outro momento, auxiliando na identificação de suspeitos e até configurando provas em processos legais.

Outro benefício essencial é que a presença de um sistema CFTV, principalmente devido às câmeras, inibe a ação de criminosos e pessoas mal-intencionadas, pois fica claro que tudo que está sendo feito naquele ambiente está sendo monitorado e registrado.

Sistema de monitoramento e vigilância.

Sistema Analógico x Sistema Digital

Para compreender bem a utilidade do CFTV, é imprescindível diferenciar os dois tipos de sistema utilizados, o analógico e o digital.

Dessa forma, os sistemas analógicos vêm sendo utilizado desde o começo e nele as câmeras analógicas são conectadas aos dispositivos centrais (DVR) por cabos coaxiais e as imagens são então exibidas em monitores específicos.

No sistema digital, a qualidade de imagem é infinitamente superior, já que são utilizadas câmeras com tecnologia IP, ligadas através de cabos UTP (cabo de rede) ao terminal central (NVR), que ao final podem disponibilizar as imagens de maneira remota, através de monitores HD e até por intermédio de celulares e tablets.

Os sistemas analógicos ainda são os mais utilizados devido ao legado construído durante às últimas décadas e principalmente ao seu custo que é menor, mas ainda mantendo uma qualidade aceitável.

No contraponto, os equipamentos digitais costumam ser mais caros, entretanto, a qualidade de detalhes das imagens é melhor e essa vem sendo a tendência atual do mercado.

Leia mais: Sistema de CFTV: tudo o que você precisa saber

De antemão, um sistema de CFTV é composto de 3 elementos:

Equipamentos de captação de imagem e áudio

Responsável por captar as imagens e, em alguns casos, os sons do ambiente, aqui entram em ação as câmeras e microfones.

São diferentes tipos de câmeras analógicas e digitais no mercado, adequadas para cada ambiente e situação. Elas se distinguem pelo alcance, qualidade da imagem, movimentação, aparência, entre outras características.

CABEAMENTO

As câmeras e os sistemas de controle são conectados através de cabos. Sistemas analógicos utilizam cabos coaxiais enquanto o sistema digital cabos de rede UTP, o mesmo usado para computadores. Em casos específicos pode ser utilizada também a fibra óptica para os sistemas digitais.

EQUIPAMENTOS DE GERENCIAMENTO E ARMAZENAMENTO

Esse é o equipamento que centraliza as imagens recebidas pelas diversas câmeras, disponibilizando-as para os monitores e outros dispositivos de acesso, além de realizar a gravação das informações para uma eventual consulta futura.

No caso de sistemas analógicos o aparelho utilizado é o Digital Vídeo Recorder (DVR), que por padrão trabalha apenas com imagens enviadas por câmeras analógicas. Já o Network Vídeo Recorder (NVR) é utilizado em sistemas digitais, com imagens via IP. O meio termo são os HVRs, Hybrid Vídeo Recorders, com capacidade de trabalhar de maneira híbrida com os dois tipos de câmera.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre o sistema de segurança eletrônica.

Para conhecer a nossa história e contratar os nossos serviços, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos