Instaltec Tecnologia em Instalações
  • compromisso
    com a qualidade,

    responsabilidade
    e satisfação

    plena dos clientes

  • Aliando a

    Tecnologia,

    Furukawa e a

    Garantia TIA/ISO

    de Qualidade

    pode ficar

    tranquilo

    sua empresa está

    em boas mãos

  • redes projetadas de

    forma personalizada

    para cada situação.

    a instaltec

    oferece suporte

    a toda as suas

    necessidades

    em redes de

    computadores

NOVIDADES

Página Inicial / Sem categoria /
Como compartilhar arquivos entre Windows e Mac?

Como compartilhar arquivos entre Windows e Mac?

19 de junho de 2018


Quem trabalha com mais de um sistema operacional vive batendo cabeça com uma série de pequenas questões. E, mais do que se readaptar a todo instante ou lidar com incompatibilidade em determinadas funções, um dos aspectos que mais atrapalha quem vive entre os mundos do Windows e Mac é a dificuldade na hora de compartilhar arquivos.

Tudo bem que serviços como Dropbox e Google Drive ajudam bastante nesse sentido, mas nem sempre você consegue ficar enviando para a nuvem os arquivos necessários e só se dá conta do quanto esse compartilhamento é importante quando mais precisa dele.

Apesar de muita gente dizer que Windows e Mac OS X são como água e óleo, a verdade é que os dois sistemas se misturam sim — e você vai aprender como fazer isso agora.

Do Windows para o Mac

Para começar, vamos partir do sistema operacional da Microsoft. Para este guia, utilizaremos o Windows 7, mas o passo a passo é exatamente o mesmo para quem possui a versão 8 ou 8.1 do sistema. As diferenças são mínimas, então você certamente não vai encontrar problema nisso.

Passo 1

Certifique-se de que seu computador já está autorizado a compartilhar arquivos. Para isso, vá até o Painel de Controle e selecione a opção Rede e Internet.

Passo 2

Em seguida, clique em Grupo Doméstico. Caso você já tenha configura isso, passe para o próximo passo. Se não for o caso, selecione o botão Criar um grupo doméstico.

Na janela que se abrirá, escolha os tipos de arquivos que você quer compartilhar com seu Mac. Além disso, certifique-se de que a opção Impressoras está marcada.

Clique em avançar, anote a senha em um local seguro e conclua a operação.

Passo 3

De volta à tela de Rede e Internet, clique mais uma vez em Grupo Doméstico. Desta vez, repare que a tela se abre de maneira diferente. Então clique na opção Alterar as configurações de compartilhamento avançadas.

Passo 4

Na nova janela, certifique-se de que o Compartilhamento de arquivo e impressora está ativado. Caso esteja, apenas feche a janela. Se não, ative o recurse e salve as alterações.

Passo 5

Feito isso, você já pode fechar as opções de configuração e o próprio Painel de Controle. Então, vá até a pasta que você pretende compartilhar e clique nela com o botão direito. Selecione Propriedades para abrir uma nova janela. Escolha a aba Compartilhamento e clique no botão Compartilhar, como mostra a imagem abaixo.

Passo 6

É nesta nova tela que você vai selecionar quais os usuários terão acesso ao compartilhamento. Se você for a única pessoa a usar o computador, não terá muito o que fazer. Por outro lado, se você divide o PC com alguém e quer adicioná-la na brincadeira, é possível gerenciar o tipo de permissão que ela terá. Leitura vai fazer com que ela apenas visualize o conteúdo, enquanto Leitura/Gravação já oferece a edição completa.

Organize como achar melhor e clique em Compartilhar.

Passo 7

A esta altura do campeonato, seu Mac já deve estar mostrando o nome de seu Windows na barra lateral do Finder. Clique sobre ele e aparecerá uma pequena tela de autenticação. Digite a senha do sistema — a mesma que você utiliza quando liga o computador — e veja a mágica acontecer.

Com isso, você já poderá acessar suas pastas do Windows diretamente do seu Mac, o que vai ajudar bastante na hora de pegar este ou aquele arquivo.

Do Mac para o Windows

Passo 1

Já no sentindo inverso, o processo é igualmente simples. Comece abrindo as Preferências do Sistema e vá direto para a opção Compartilhamento.

Passo 2

Perceba que, na parte superior da nova janela, há um campo chamado Nome do Computador. Memorize isso e dê preferência para nomes sem espaço. Então, selecione o item Compartilhar Arquivos e, em seguida, clique no botão Opções.

Passo 3

Certifique-se de que a opção Compartilhar arquivos e pastas SMB esteja marcada. Então, selecione a conta que você gostaria de compartilhar com o Windows. Digite sua senha e confirme.

Passo 4

De volta ao sistema da Microsoft, procure pelo nome de seu Mac na barra lateral do Windows Explorer. Se ele não aparecer, digite no campo de endereços em uma pasta qualquer “” seguido do nome do computador que você memorizou anteriormente – no caso do exemplo, “MacBook-Durval”.

Passo 5

Por fim, aparecerá uma pequena caixa de diálogo para que você coloque sua senha. Trata-se da mesma senha de seu usuário no Mac. Feito isso, as pastas compartilhadas aparecerão automaticamente.

Pronto! A partir de agora, você já poderá enviar um arquivo de um sistema para o outro com muito mais simplicidade. Apenas lembre-se de que os dois computadores precisam estar conectados na mesma rede para que tudo funcione como desejado.

Via canaltech.com.br