Como proteger cabos ópticos dos roedores

Como proteger cabos ópticos dos roedores

Os roedores podem causar uma grande dor de cabeça para quem utiliza uma rede de fibra óptica. Quando os cabos utilizados são inadequados para áreas que possuem incidência de roedores, a ação desses animais pode causar prejuízos significativos na rede da empresa. Portanto, neste artigo falaremos sobre como proteger cabos ópticos dos roedores.

Para que servem os cabos ópticos?

As fibras ópticas são filamentos muito flexíveis, produzidos a partir de materiais como plástico ou fibra de vidro. Elas são úteis para transmissão de dados, seja de internet, telefone, rádios etc.

Em um mundo em que as novas tecnologias amplificaram a comunicação por meio das ferramentas digitais, as fibras ópticas surgem como uma solução eficiente para fornecer mais velocidade, segurança e eficiência na transmissão dos dados. Além disso, a fibra óptica é resistente às interferências eletromagnéticas externas.

Ou seja, ela garante muito mais qualidade nas comunicações e transmissões de dados. Embora o material tenha custo mais elevado que os cabos comuns de cobre, ele possui em contrapartida possui maior vida útil. E, nas especificações adequadas, pode evitar a ação de roedores e até mesmo prevenir a propagação de chama.

Por isso é fundamental você aprender como garantir a boa instalação da fibra óptica em sua empresa e como proteger cabos ópticos da ação dos roedores.

O que fazer para proteger cabos ópticos dos roedores?

A ação dos roedores nos cabos de fibra óptica pode acontecer tanto nas instalações em áreas externas quanto em áreas internas. Os animais conseguem alcançar os cabos, porque estes ficam, em muitas situações, expostos. Quando conseguem roer os cabos, os roedores causam danos na transmissão de dados. A depender do dano causado pelo roedor, o prejuízo pode ir de uma mera lentidão na rede até sua total inutilização.

Existem duas formas básicas de se manter a integridade dos cabos em uma eventual investida de roedores. A primeira, tem relação com a escolha do tipo de cabo, por exemplo, PFV, ARE ou ARD. A segunda, com a higienização do local onde esses cabos estão instalados.

Cabos utilizados para prevenir a ação de roedores

Inicialmente, é fundamental avaliar a área onde serão instalados os cabos de fibra óptica, para identificar qual a melhor solução para o lugar.

Então, se você pretender fazer a instalação em área externa, em locais térreos de grande concentração de entulhos, com pouca movimentação de pessoas e muitos objetos ou alimentos acumulados, a atenção deve ser redobrada.

Esses são alguns exemplos de locais em que há risco do aparecimento de roedores. Portanto, a primeira medida preventiva deve estar na escolha do material dos cabos.

>> Cabo blindado metálico

O cabo blindado metálico possui um reforço mais resistente e eficiente contra a ação dos roedores. Esse tipo de cabo óptico apresenta fita de alumínio ou de aço com revestimento de plástico, ou ainda uma armação de aço inoxidável em forma de espiral.

O desempenho desse tipo de cabo óptico é maior contra a ação de roedores, porque o revestimento não é sensível à mordida dos ratos, que não conseguem danificá-lo.

A seguir conheça os três melhores tipos de cabo para instalação em locais onde há risco da presença dos roedores, com tecnologia Furukawa.

  • Cabo PFV

É o mas indicado no caso de instalação externa em linhas de dutos. O cabo PFV é formado por tubos coloridos encordoados sem geleia, secos. A sua tecnologia hidroexpansível protege o núcleo central da umidade. Como elemento adicional contra a ação dos roedores e das variações climáticas, esse cabo possui fibras dielétricas, com uma capa externa feita com material resistente termoplástico.

  • Cabo ARE

É formado por fibras ópticas monomodo ou multimodo, com formações de 2 a 12 fibras. Um tubo de material termoplástico protege o revestimento em acrilato. Dentro do tubo, um composto evita a umidade e garante proteção mecânica à fibra. Uma capa interna recobre o tubo e elementos de tração, e sobre essa capa há uma fita de aço corrugado revestida de material termoplástico.

  • Cabo ARD

Por fim, o cabo ARD é excelente para áreas externas. É a melhor opção, por exemplo, para rede de transporte em entroncamentos urbanos interurbanos e canalizações subterrâneas. Ele possui armadura em fita de aço corrugado, que o deixa altamente resistente ao ataque dos roedores. É formado por tubos encordoados, seco, sem geleia, também com material hidroexpansível que evita a umidade. São envoltos por camadas de fibras dielétricas que proporcionam resistência mecânica. E há ainda uma capa externa de polietileno.

Cuidados com a higienização e organização para proteger os cabos ópticos dos roedores

Para além do tipo de cabo escolhido, é importante manter a limpeza e higienização do local onde os cabos de fibra óptica estão instalados. Ademais, optar por um cabeamento estruturado também ajuda bastante, para se manter o local organizado e, portanto, menos propício ao acúmulo de sujeiras e bugingangas, que são chamativos de roedores.

Sabe-se que os roedores buscam locais em que encontram abrigo e comida com facilidade. Então, se você evitar carregar alimentos próximos da fibra óptica e mantém o cabeamento estruturado, isso já ajudará na prevenção da presença dos roedores.

Como garantir uma instalação correta da fibra óptica?

O ideal é que você opte pela contratação de uma empresa que possua o conhecimento necessário, a fim de avaliar a área e indicar a solução mais adequada a cada necessidade. A Instaltec executa serviços de instalação, conectorização e fusão de fibras ópticas, com uso de avançadas tecnologias. Inclusive, ao final, a empresa utiliza um certificador para garantir o alto padrão do serviço. A empresa atua em toda a região da Bahia, com empresas de pequeno, médio e grande porte.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.