Conheça as principais aplicações do sistema CFTV

veja principais aplicações do sistema CFTV

O Circuito Fechado de TV, ou simplesmente CFTV, possui uma ampla gama de usos, porque ele atende a inúmeros objetivos. Montar um sistema de monitoramento e segurança por meio de câmeras, portanto, supre demandas variadas, motivo pelo qual o serviço é bastante procurado no mercado. Nesse artigo, você conheça as mais importantes aplicações do sistema CFTV.

Quais as aplicações do sistema CFTV?

Como já adiantamos, são muitas as aplicações do sistema CFTV, e falaremos sobre algumas delas a seguir. Mas antes disso, é importante destacar que cada demanda requer um projeto específico, com foco no objetivo. Isso significa que ter câmeras instaladas aleatoriamente não funciona.

Antes de tudo, é fundamental estudar a necessidade do cliente, a fim de criar um projeto que contemple essa necessidade. Instalar um sistema de CFTV requer conhecimento sobre as funções e tipos das câmeras de CFTV, a exemplo da câmera antiexplosão, que possui indicações específicas.

Além disso, é fundamental conhecer também sobre as diferenças do CFTV analógico e digital, sobre como funciona o armazenamento das imagens no sistema de CFTV, sobre sensores de câmeras de segurança, sobre como posicionar as câmeras no sistema CFTV e muito mais.

Por isso, na hora de contratar uma empresa para fazer o projeto e instalação, faça uma escolha inteligente e aposte em uma empresa realmente experiente no serviço, a exemplo da Instaltec.

Agora vamos às aplicações.

1. Manter a vigilância de áreas específicas

Uma das aplicações do sistema CFTV mais comuns é exatamente a manutenção da vigilância de determinadas áreas. Aqui, a palavra área ganha um significado amplo, porque se refere a qualquer espaço que exija um acompanhamento minucioso.

Assim, dá para manter um sistema de monitoramento por câmera dentro de lojas ou nas suas áreas externas; dentro e fora de residências; áreas comuns de condomínios; espaços públicos, como ruas e praças; nos espaços coletivos de ambientes privados; em quadras poliesportivas dentro das escolas; em fábricas e indústrias etc.

Ou seja, qualquer local que demonstre qualquer tipo de vigilância.

2. Coibir a ação de vândalos e de criminosos

A presença de um sistema de monitoramento via câmeras também funciona como uma ação preventiva no sentido de evitar a ocorrência de furtos, roubos, vandalismo e afins.

Isso acontece, porque a existência das câmeras é capaz de inibir a ação de bandidos, pelo simples fato de estarem ali, apresentando um risco real de identificação dos agentes envolvidos na ação.

Então, dá para montar um sistema de CFTV com foco nesse objetivo específico, que tem se mostrado muito eficiente e funcional.

3. Manter o monitoramento de ambientes confinados ou áreas de difícil acesso

A definição de espaços confinados está presenta na NR 33, que trata da segurança e saúde dos trabalhos em ambientes confinados. Assim, existe confinamento quando o espaço não foi projetado visando à ocupação contínua por pessoas, possui condições limitadas de acesso para entrada e saída e apresenta atmosfera perigosa.

Pela própria definição já dá para perceber a dificuldade que é acompanhar as atividades e manter a segurança em ambientes confinados. Aqui entra, portanto, mais uma relevante aplicação do sistema CFTV. Assim, dá para montar um projeto de monitoramento por câmeras nesses locais, para fazer o acompanhamento contínuo de tudo o que acontece por lá.

Além disso, o sistema de CFTV em ambientes confinados também mantém a segurança das pessoas que trabalham no local, já que a central conseguirá acompanhar todo o trabalho. Isso é fundamental para prevenir acidentes e acionar o socorro com agilidade, nos casos de acidentes ou riscos.

4. Conseguir identificar detalhes do que ocorre na área

Existem câmeras muito tecnológicas, que possibilitam um zoom amplo com muita precisão na imagem.

Então, se a sua atividade requer identificar objetos, pessoas ou outros detalhes do cenário, implantar um sistema de CFTV pode ajudar bastante na tarefa.

5. Servir como prova em investigações e em processos judiciais

Outra funcionalidade do sistema de CFTV é que as imagens geradas podem servir como prova em eventuais processos judiciais e investigações, para comprar as situações alegadas. Então, além de prover a segurança do local, é também possível prover a segurança das pessoas em relação a acusações.

6. Avaliar como estão funcionando os processos e procedimentos em fábricas e empresas

As indústrias e fábricas possuem muitos processos produtivos no conjunto de suas atividades. Então, uma das aplicações do sistema de CFTV é fazer o monitoramento desses processos. É possível acompanhar em detalhes um processo produtivo por meio das câmeras.

Ademais, também dá para acompanhar a atuação dos profissionais, para verificar, por exemplo, se eles estão utilizando os equipamentos de segurança e se estão seguindo os procedimentos padrões determinados pelos manuais e gestores no exercício da atividade.

7. Identificar quem está à sua porta

Outra facilidade de um sistema de CFTV é identificar quem está na porta, seja de casa, seja da empresa. É possível acompanhar por meio das imagens todas as pessoas que estão adentrando no local, e, assim, melhorar o controle de acesso.

Outros Artigos