Muita gente não sabe, mas existem maneiras muito simples de tornar sua conexão com a internet mais rápida e aproveitar ao máximo seu plano de dados. Independentemente de ter contratado uma velocidade de 1 ou 100 Mbps, extrair o máximo de desempenho é possível em qualquer computador. Se você quer fazer downloads mais rápidos, assistir a vídeos sem travamentos e navegar de maneira mais “redonda”, basta seguir as nossas dicas e desfrutar de uma conexão mais leve do que nunca.
1. Vai navegar? Então limpe o navegador
Uma dica e tanto para quem quer manter a navegação mais direta e sem travamentos ou longos períodos de espera é a limpeza do navegador. Sabe aquelas propagandas e cookies que vira e mexe aparecem quando você está visitando páginas na web? São inimigos do internauta no quesito navegação rápida.
A dica é simples e valiosa: lembre-se de limpar o cache do navegador, bem como os arquivos armazenados no histórico de navegação. A cada site que visitamos, vários pequenos arquivos são gravados em nosso sistema como informações das páginas. E quanto mais esses arquivos forem se acumulando, mais lenta fica a navegação.
Cada navegador possui uma forma de limpeza de cache e histórico. Procure estas opções nas preferências ou ferramentas do seu browser e livre-se dessa tralha virtual.
2. Vai uma forcinha aí?
Você já ouviu falar nos aceleradores de downloads? São pequenos programas que dão uma mãozinha e ajudam a carregar tudo mais rápido durante a navegação ou a transferência de arquivos. No entanto, há controvérsias quanto ao uso destes aplicativos principalmente em conexões mais rápidas com a internet. Em conexões mais lentas, a eficácia dos aceleradores de download pode ser constatada mais facilmente. Se esse for o seu caso, vá em frente e faça o teste.
Como funciona?
O funcionamento destes pequenos aplicativos é simples: eles fragmentam o arquivo em várias partes menores, baixando cada uma delas simultaneamente. A maioria deles também costuma salvar partes dos sites que você visita para facilitar o carregamento depois, criando uma espécie de backup que poupa tempo durante o carregamento. São arquivos HTML, imagens, banners, GIFs e elementos de layout. Outros gerenciam downloads e administram cada arquivo baixado, facilitando identificar quais são aqueles que deixam a conexão mais lenta.
Nós preparamos uma lista dos principais aceleradores de desempenho para sua conexão. Basta clicar sobre eles para ser direcionado para a página de download:
- Download Accelerator Plus
- Internet Download Manager
- Orbit Downloader
- Ashampoo Internet Accelerator
- FlashGet
- Free Download Manager
- NetSpeeder
- Turbo Internet Accelerator
3. Tocar vídeos sem tropeços no YouTube
Muita gente reclama da árdua tarefa de assistir a vídeos sempre travando no YouTube. Se isso estiver acontecendo com você, saiba que há maneiras de dar uma turbinada no navegador e no sistema para melhorar a performance não só do que você assiste no YouTube, como também em outros sites de conteúdo de streaming.
Além de ter uma boa conexão, que é primordial para transferência de conteúdo, você pode dar um empurrãozinho no carregamento usando uma ferramenta simples e bem direta ao ponto: o SpeedBit Video Accelerator. Ele faz com que os vídeos sejam baixados de maneira muito mais rápida, além de ajudar a executá-los de forma mais suave. O segredo está na redução do processo de buffer e das interrupções dos vídeos.
Outra boa alternativa para turbinar o carregamento dos vídeos é o Bywifi Video Streaming Downloader. Ele é um simples aplicativo que suporta aceleração e transcodificação de vídeos de vários sites. Este pequeno notável utiliza várias tecnologias para aceleração, como P2P, sensibilidade web, cache inteligente e gerenciamento de tarefas múltiplas.
As dicas acima servem para auxiliar a otimizar sua conexão com a internet e são cruciais para qualquer computador, independente da velocidade contratada. Apesar dos resultados serem mais perceptíveis para quem contratou planos com velocidades mais baixas, os gerenciadores de downloads, aceleradores de vídeos e navegadores com histórico e cache limpos são essenciais para todo mundo que deseja uma navegação mais “lisa”, vídeos sem travamentos e downloads mais rápidos.
Matéria completa: Canaltech