Empresas apostam em fibra óptica

Tendências da fibra óptica para o mundo corporativo

Primeiramente, as empresas têm utilizado estratégias inovadoras para a manutenção de uma infraestrutura de tecnologia da informação de qualidade. No entanto, a mudança não se limita ao padrão de infraestrutura, porém ao custo-benefício de investimento em fibra óptica que é muito positivo em detrimento do valor similar investido em cabos metálicos. No decorrer deste artigo, você descobrirá como as empresas apostam em fibra óptica para alavancar os negócios.

Substituição de cabos de redes metálicos e investimento em fibra óptica

Troca dos cabos de redes metálicos e investimento em fibra óptica

Em outras palavras, essa é apenas uma das tendências de empresas que estão mudando suas redes internas, substituindo os cabos de redes metálicos e assumindo a fibra óptica – já que esse tipo de produto assegura uma maior qualidade e velocidade da transmissão de dados e informações, garantindo rápida e eficiente comunicação online com clientes e fornecedores – como uma aposta tecnológica do momento, por não estabelecer limite de velocidade, considerando o limite embutido nos equipamentos conectados a esse recurso.

Contudo, especialistas no assunto preveem para os próximos dez anos a evolução constante e significativa da tecnologia em outro patamar por demanda de velocidade. Logo, se uma fibra óptica estiver implantada na empresa, edifícios e negócios, bastará apenas efetuar a troca dos equipamentos de ponta para esses locais estarem devidamente atualizados.

De antemão, com única fibra óptica há substituição de uma infinidade de cabos, atendendo à mesma demanda de baixo custo de implantação e manutenção. Um cabo de cobre de 94 quilos pode ser substituído por apenas 3,6 quilos de cabo óptico. Questão muito importante, por exemplo, em um edifício mais antigo, onde a disponibilidade de canaletas, calhas e conduítes é mais escassa.

Nesse sentido, instalações de fibra óptica em ambientes abertos, ou seja, em áreas externas das empresas oferecem maior segurança contra descargas atmosféricas, consequentemente, não conduz energia elétrica. Em suma, os equipamentos ativos das redes não serão danificados se um raio cair em uma área próxima.

Leia mais

Tipos de fibra óptica que as empresas apostam

A princípio, se mapearmos os principais tipos de fibra óptica encontraremos um cenário repleto de possibilidades de utilização dessa tecnologia, por vezes, a Monomodo e Multimodo como as mais utilizadas no mercado. Confira algumas das características e usabilidades de cada formato:

Monomodo: a densidade é a principal característica desse tipo de fibra, que possui um núcleo menor e é ideal para os sinais de grandes distâncias.

Logo, a monomodo tem a instalação mais complexa e, por esse motivo, tem um custo maior.

Multimodo: essa fibra apresenta um núcleo de menor densidade e, por isso, propicia um espaço maior para a dispersão da luz, fazendo com que ela possa ser refletida com mais suavidade.

Por fim, especialistas em telecomunicações consideram a fibra óptica multimodo a mais recomendada, ao passo que faz de inúmeros feixes de luz percorrerem o mesmo caminho. Todavia, tem uma abrangência mais limitada e, portanto, mais fácil de ser instalada e menos onerosa financeiramente.

Benefícios da fibra óptica para o ambiente corporativo

Vantagens da fibra óptica para o ambiente corporativo

Dessa forma, técnicos da Instaltec listaram as principais vantagens da fibra óptica em relação as demais tecnologias utilizadas no mercado:

1. Maior velocidade na transmissão de dados;
2. Facilidade de manutenção;
3. Durabilidade;
4. Gerenciamento em plataforma única;
5. Possibilidade de atualizações;
6. Ocupação de menos espaços (fim do cabeamento);
7. Inexistência de interferência elétrica;
8. Melhor custo-benefício.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre como as empresas apostam em fibra óptica.

Caso tenha interesse em conhecer a nossa história e contratar os nossos serviços, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas:  (71) 3230-0789/3341-7725

Outros Artigos