Empresas investem em certificação de rede

A certificação do cabeamento estruturado assegura que as especificações dos conectores e cabos estejam corretas com as exigências normativas.

No mundo corporativo, os recursos utilizados para assegurar o bom funcionamento do sistema não param de crescer. A princípio, muitas empresas investem em certificação e identificação de rede para garantir um sistema cada vez mais qualificado e seguro. O serviço engloba uma série de testes para avaliar diferentes parâmetros do sistema de cabeamento estruturado da infraestrutura de TI. Neste artigo, explicaremos detalhadamente sobre o investimento pelas empresas em insumos para aprimoramento sistêmico.

Logo, a partir das análises de parâmetros sistêmicos, o profissional de TI consegue mapear as capacidades ou defasagens do sistema, mediante as normas preconizadas para determinada configuração, com o propósito de intervir nas medidas corretivas para solucionar possíveis dificuldades. Esse é um dos retornos positivos para empresas que investem em certificação e identificação de rede.

Acima de tudo, os testes apresentam a condição geral do sistema de cabeamento de uma rede local, sua eficiência, qualidade e capacidade, no sentido de garantir o melhor desempenho operacional, segundo o planejamento traçado pela equipe de TI.

Empresas investem alto em certificação e identificação de rede

Partindo do pressuposto de que a comunicação corporativa organizacional passeia pelo sistema de cabeamento estruturado da empresa, é plausível conjecturar que, em caso de falha, os dados e informações valiosas para o funcionamento de outras áreas: administração, vendas, produção e logística podem ficar comprometidas.

Neste aspecto, o sistema de cabeamento estruturado é o organismo da empresa que não deve, em nenhuma hipótese, ser desprezado ou tratado de qualquer forma, inclusive fazendo “gambiarra” para manter o funcionamento do sistema. Desse modo, o serviço realizado de forma negligente pode repercutir na paralisação sistêmica, ocasionando perdas consideráveis.

os testes apresentam a condição geral do sistema de cabeamento de uma rede local, sua eficiência, qualidade e capacidade, no sentido de garantir o melhor desempenho operacional
Os testes apresentam a condição geral do sistema de cabeamento de uma rede local, sua eficiência, qualidade e capacidade, no sentido de garantir o melhor desempenho operacional.

Nova instalação e reforma do sistema

A certificação é imprescindível para uma nova instalação ou reforma de um sistema de cabeamento estruturado para verificar se o sistema está operando dentro do previsto em projeto e das normas técnicas para o funcionamento sistêmico eficiente.

Em contrapartida, as verificações periódicas ou de rotina para emissão de relatório dos cabos e detecção de possíveis dificuldades na rede, em caso de alguma falha percebida pela equipe ou reportada pelos usuários auxiliam na avaliação dos itens nos testes, tais como: resistências dos cabos, atenuação, paradiafonia, impedância característica e perda do sinal.

Feita a realização dos testes e análise do sistema de cabeamento e seus componentes, os técnicos e engenheiros emitem um relatório detalhado das verificações efetuadas.

Feita a realização dos testes e análise do sistema de cabeamento e seus componentes, os técnicos e engenheiros emitem um relatório detalhado das verificações efetuadas.
Feita a realização dos testes e análise do sistema de cabeamento e seus componentes, os técnicos e engenheiros emitem um relatório detalhado das verificações efetuadas.

Certificação do cabeamento estruturado

Por fim, interferências, ruídos, mal contato e outros defeitos na transmissão dos sinais de dados ou voz são evitados pela certificação do cabeamento estruturado. Esse feito é possível mediante o cumprimento das exigências normativas e especificações dos conectores e cabos.

Dessa forma, como resultado da certificação de rede estão: melhoria dos processos, otimização dos recursos, mão de obra e o crescimento da produtividade da empresa.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre empresas que investem em certificação e identificação de rede.

Para conhecer a nossa história e contratar os nossos serviços, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos

Fibra óptica em áreas industriais

Partindo do pressuposto de que a fibra óptica é uma das grandes tendências da telecomunicação, é possível compreender este recurso como uma alternativa significativa para