Fibra óptica: uma tecnologia de alta performance e baixo impacto ambiental

No cenário tecnológico atual, a fibra óptica brilha como uma opção superior em relação a outras tecnologias de transporte de dados e informações. Além de oferecer alta velocidade, a fibra óptica garante uma comunicação eficiente de longa distância, livre de interferências e altamente segura. No entanto, o que muitos desconhecem é o impacto positivo dessa tecnologia no meio ambiente. Vamos explorar como a fibra óptica se destaca como uma opção sustentável e ecofriendly.

Conceito de fibra óptica e funcionalidades

Como já adiantamos no início desse artigo, a fibra óptica é uma tecnologia avançada para transmissão de dados, sejam eles informações, áudios, vídeos e afins. As informações chegam a seu destino por meio de fios de plástico ou vidro, bem finos e flexíveis, no formato de luz pulsante.

Suas características colocam a tecnologia no topo, quando o assunto é internet banda larga de alta velocidade, redes de comunicação em geral (inclusive redes locais – LANs) e serviços de telecomunicações.

Além disso, a fibra óptica encontra aplicação na medicina, servindo como infraestrutura para procedimentos cirúrgicos e transmissão de imagens em alta definição. Independentemente do setor, seja B2B ou B2C, a fibra óptica contribui para melhorar a experiência do cliente em todos os mercados.

Outra fator importante é que não importa se a empresa trabalha com o segmento B2B ou B2C, fato é que a fibra óptica contribui para a construção de uma experiência do cliente muito mais positiva em todos os mercados.

Benefícios práticos da fibra óptica

  • Alta capacidade para transmitir dados, com uma largura de banda muito superior às tecnologias concorrentes;
  • Transporte de dados em alta velocidade, o que possibilita acesso rápido a conteúdos variados, download de arquivos grandes também de forma ágil e alta qualidade nos streaming de vídeo, por exemplo;
  • Mais estabilidade;
  • Não sofre interferências eletromagnéticas;
  • Seu sinal percorre uma distância bem maior que as tecnologias concorrentes;
  • Maior segurança na proteção de dados;
  • Os materiais em si (cabos e afins) são mais compactos, ocupando espaços menores;
  • Facilidade de instalação;
  • Mais flexibilidade, ou seja, facilidade de adaptação para ampliação da rede;

A contribuição da fibra óptica para a sustentabilidade ambiental

A fibra óptica, quando comparada às tecnologias similares, apresenta variáveis bem interessantes em relação à sustentabilidade e preservação ambiental. Inclusive já há estudos que abordam a temática e apresentam dados objetivos de como a fibra óptica reduz o impacto ambiental.

Em 2022, por exemplo, a Telefónica apresentou o estudo “Connectivity solutions’ Life Cycle Assessment” durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27), que aconteceu no Egito. A finalidade foi avaliar o impacto ambiental das soluções de conectividade disponíveis.

Segundo os números, a fibra óptica apresenta eficiência quase 20 vezes maior que os fios de cobre. Ainda de acordo com a pesquisa, o impacto ambiental da fibra óptica é 18 vezes menor que a tecnologia por cabos de cobre, nos casos da conexão Fiber to Home (FTTH), que refere-se à ligação direta do servidor até a casa do cliente. No caso da conexão por acesso, o impacto é cinco vezes menor.

Outra questão que ganha destaque é a possibilidade de reciclagem dos materiais utilizados na fabricação da fibra óptica, ou seja, plástico e vidro. Assim, ela gera menos desperdício e reduz o lixo descartado no meio ambiente.

Ademais, a fibra óptica também reduz o consumo de energia. Por exemplo, 300 m de fibra óptica utilizam 1 watt para transmitir dados e não necessitam de resfriamento imediato. O uso de 100 m de cabo coxial (cobre), por outro lado, tem um gasto de 3,5 w para fazer a mesma coisa, e ainda precisa de resfriamento, a fim de evitar o superaquecimento.

Por fim, a fibra óptica também possui uma vida útil mais longa. Conheça a partir de agora, na prática, como a fibra óptica reduz o impacto ambiental

Benefícios práticos da fibra óptica para a redução do impacto ambiental

De uma forma mais didática, listaremos aqui os inúmeros benefícios da fibra óptica em relação à sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.

  • A fibra óptica tem uma durabilidade muito maior que os cabos de cobre, porque é feita por materiais que não sofrem oxidação;
  • Haverá, portanto, menos trocas de cabos e, consequentemente, menos uso de matéria-prima ao longo do tempo;
  • Em uma estrutura de edifício, por exemplo, a fibra óptica aumenta a vida útil do imóvel, porque os materiais para montar sua infraestrutura representam um peso significativamente menor que os cabos de cobre;
  • A quantidade de plástico utilizada em uma infraestrutura de fibra óptica é menor do que a que seria necessária para montar a mesma estrutura com cabos de cobre;
  • Os materiais utilizados na composição da fibra óptica são passíveis de reciclagem;
  • A economia de energia também é enorme, já que a rede por fibra óptica exige menos consumo de energia;
  • Além disso, o uso de fibra óptica reduz também a necessidade de refrigeração, porque o aquecimento é inferior ao apresentado pela rede com cabos de cobre;
  • O uso de cabos de cobre gera um aumento da toxidade do ambiente, já que um dos problemas relacionados à mineração do cobre é justamente a produção excessiva de produtos tóxicos, como o dióxido de enxofre;
  • Por sua vez, uma das mais importantes matérias-primas da fibra óptica, o vidro, é mais comum, produzido de forma natural, por uma extração menos danosa;

Em resumo, a fibra óptica não apenas oferece vantagens técnicas, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental, tornando-a uma escolha inteligente para a conectividade sustentável. Para uma comparação mais detalhada entre fibra óptica e cabos de rede, sugerimos a leitura do artigo que apresenta as diferenças entre fibra óptica e cabo de rede.

Instalação de fibra óptica no estado da Bahia

Se você busca tornar a sua infraestrutura de rede mais sustentável, a fim de contribuir para o futuro das próximas gerações, a solução é montar o cabeamento com fibra óptica. No estado da Bahia, a Instaltec oferece esse serviço há mais de uma década.

Certificada pela Furukawa como instaladora nível Gold, a Instaltec está apta para executar projetos de todos os portes, com garantia de 25 anos para a linha de “cable” instalada em seus projetos registrados.

Outros Artigos