Gerenciamento inteligente de dispositivos de rede

Gerenciamento inteligente de dispositivos de rede

Partindo do pressuposto de que o gerenciamento inteligente de dispositivos, conhecido também como gerenciamento remoto de dispositivos, é um termo utilizado para produtos ou serviços de software, que ajudam os gerentes a controlar o hardware e o equipamento por meio da rede IP global, é possível notar que este formato de recurso é aplicado frequentemente na fabricação e em outros sistemas, onde muitas peças de hardware diferentes precisam se comunicar entre si e colaborar por longas distâncias.

De antemão, nos processos de manufatura, as soluções de gerenciamento de dispositivos inteligentes tendem a fornecer gerenciamento geral para uma coleção de máquinas físicas denominada de rede máquina a máquina. Dessa forma, tem serventia para processos de fluxo de trabalho robótico, linhas de montagem ou outros processos que usam uma variedade de máquinas não conectadas por cabo de rede.

Todavia, além do gerenciamento colaborativo básico, os gerenciadores de dispositivos inteligentes conseguem fornecer relatórios avançados sobre máquinas e sistemas. Outros recursos avançados desse tipo de software podem ajudar empresas a avaliar custos, fluxo de trabalho da cadeia de suprimentos ou outras questões, fornecendo inteligência de negócios para gerenciamento de mudanças.

Leia mais: Oportunidades para IA e redes de computadores

Segurança da informação

Qual a importância do gerenciamento inteligente de rede para o mercado?

Quando as empresas perceberam a necessidade de contar com um setor ligado à tecnologia e, por isso, começaram a utilizar muito mais os dispositivos eletrônicos, surgiu a demanda de monitorar e gerenciar esses equipamentos que formam as redes de computadores das empresas.

Hoje, nesse contexto da alta complexidade que essas redes apresentam, a realização de um acompanhamento proativo, visando garantir a manutenção do acesso é fundamental. A razão desta tendência consiste no fato de pequenos momentos offline repercutirem em grandes e significantes prejuízos, queda na produtividade e até evasão de clientes vivenciada pelas empresas.

Portanto, o monitoramento de rede pode ser entendido como o ato de observar o funcionamento de um sistema, ou seja, é uma maneira de prevenir falhas no percurso ou verificar a existência de sinais que apontem para um mau funcionamento.

Monitoramento e gerenciamento das redes

Assim, é possível classificar o monitoramento em tipos:

  1. proativo: observa-se o sistema com a ideia de antecipar possíveis problemas;
  2. O reativo: identifica-se anormalidades no sistema e busca-se soluções para questões que já estão ocorrendo.

Em outras palavras, alguns dos sinais de comprometimento nas redes corporativas são identificados facilmente, a exemplos da dificuldade de acesso, lentidão, redução de desempenho de alguns sistemas e processos.

Não obstante, outro ponto de atenção é em relação a segurança da informação, pois a rede corporativa pode sofrer inúmeras ameaças, as quais devem ser prioridade do time de TI na busca por manter seus serviços online. Contudo, muitos gestores, líderes tendem a pensar que seus dados estão seguros com a adoção de um firewall e antivírus, porém com a evolução dos hackers e técnicas de invasão, monitorar a rede priorizando à segurança pode economizar tempo e muitos recursos.

Em suma, quando o assunto é poupar recursos, é impossível não falar em redução de custos. Portanto, investir massivamente em um monitoramento de rede pode não somente ser útil e entregar segurança para as suas informações, como também contribui para a contenção de gastos. Ao observar todo o seu ambiente de rede, as empresas garantem indicadores confiáveis para tomar decisões sobre trocas de aparelhos, aumento de recursos e expansões, além da produtividade que não será afetada devido à prevenção.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre a importância do gerenciamento inteligente de dispositivos de rede.

Para conhecer a nossa história e contratar os nossos serviços, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.