Certificar significa atestar. Então, quando se fala em certificar a infraestrutura da rede, é sobre confirmar que ela está funcionando dentro dos parâmetros técnicos, legais e de segurança em vigor. Mas para que fazer a certificação de rede em sua empresa, se tudo parece estar funcionando perfeitamente? Você vai entender a partir de agora.
Como funciona a rede?
No campo da tecnologia da informação, a expressão rede se refere a toda a infraestrutura que possibilita a transmissão de dados entre dispositivos interligados. Ou seja, a palavra é simples, mas ela representa um conjunto complexo de máquinas, conectores, fios, acessórios, feixes de luz, que responderá por toda a comunicação de uma empresa.
Uma parte da rede, a gente consegue enxergar, porém outra parte é invisível a olho nu. Você enxerga os cabos, os computadores, mas o tráfego de informações e tudo o que está na parte interna dos itens, maquinários e acessórios não é visível.
Em inúmeros casos, a rede está aparentemente funcionando como deveria. Os problemas que ela apresenta passam despercebidos: uma lentidão aqui, uma página que não carrega, uma informação que não chega ao destino. No meio da rotina de trabalho, esses pequenos detalhes podem não incomodar. Todavia, eles já são indícios de que há falhas.
O que significa certificar a rede?
A certificação de rede é requisito obrigatório para toda empresa que preza a qualidade, estabilidade e segurança na transmissão de dados. Assim, certificar a rede é uma questão de responsabilidade na gestão empresarial, a fim de se garantir, inclusive, o sigilo necessário que um tráfego de informações exige. Não apenas em relação a dados de terceiros, mas também em relação a informações privilegiadas da própria empresa, que circulam por meio de troca de e-mails, intranet, telefone corporativo e afins.
Portanto, certificar a rede é adotar os cuidados necessários para que todos os processos de circulação de dados flua de maneira tranquila, sem falhas. Ou seja, é uma conduta imprescindível para um gerenciamento de riscos eficiente.
Na prática, a certificação do cabeamento estruturado é um procedimento que verifica se o desempenho da rede está em conformidade com o esperado, a partir da comparação do seu funcionamento com o índice determinado nas normas técnicas para cabeamento estruturado.
Assim, são realizados mais de 20 testes para analisar vários parâmetros, como, por exemplo, mapeamento dos condutores, comprimento, atenuação, paradiafonia, impedância, resistência etc.
Finalmente, então, para que fazer a certificação de rede? Quais os reais impactos?
Já apresentamos aqui nesse artigo um cenário completo, a fim de demonstrar com clareza e objetividade o porquê da existência e necessidade de cuidar da rede. Agora, você compreenderá, na prática, para que fazer a certificação de rede. Ou seja, quais os reais benefícios e impactos.
1. O custo com a certificação de rede é bem menor do que os custos associados ao conserto da infraestrutura
A certificação da rede visa também à identificação precoce de problemas. Ou seja, o técnico conseguirá identificar eventuais riscos para a infraestrutura. Desse modo, adotará medidas preventivas. Porém, se a empresa não investe nesse serviço, terá que arcar com os prejuízos de ser surpreendida com um problema maior, que terá um custo muito mais alto de reparo.
2. Propicia um ambiente de mais agilidade no diagnóstico e correção de problemas, elevando a produtividade de toda a rede
Com a certificação de rede, todo o projeto de cabeamento estruturado se torna ainda mais eficiente e produtivo, porque ele passa a funcionar com 100% de sua capacidade de desempenho. Assim, toda a equipe consegue trabalhar com agilidade, vivenciando uma experiência muito mais positiva e frutífera. Isso implica diretamente, por exemplo, nos resultados da empresa.
Além disso, o departamento de TI passa a trabalhar com mais resolutividade, porque deixa de ter que adivinhar onde está o problema. Isso evita custos desnecessários e reduz desperdícios de materiais.
3. Durabilidade muito maior de sua rede e garantia do serviço
Quando a rede funciona com o desempenho esperado, ela tende a durar mais. Então, além de evitar a ocorrência de falhas, a empresa terá a tranquilidade de estar com a rede rendendo tudo o que se espera dela.
Ademais, você terá a garantia do serviço executado. Ou seja, conseguirá identificar se os fabricantes te forneceram os materiais com a qualidade que as propagandas prometem. Assim, poderá acionar garantia e solicitar a troca de produtos que não condizem com as especificações técnicas.
4. Rede estável, segura e ágil
Com a certificação, você terá a garantia de que a rede de sua empresa é estável, segura e veloz.
Como fazer a certificação da rede?
Para fazer a certificação da rede é necessário contratar uma equipe especializada, que conheça as normas técnicas e legais sobre o assunto. A melhor empresa para serviços de telecomunicações na Bahia é a Instaltec. Ela também oferece o serviço de certificação de rede e possui as máquinas e tecnologias mais modernas do mercado para executar o serviço. Entre em contato com a Instaltec, faça o orçamento e agende seu serviço.
Aproveite para ler também sobre as diferenças entre rede estruturada e não estruturada, a importância da padronização no cabeamento estruturado e os benefícios do cabeamento estruturado na prática.