Instaltec Tecnologia em Instalações
  • compromisso
    com a qualidade,

    responsabilidade
    e satisfação

    plena dos clientes

  • Aliando a

    Tecnologia,

    Furukawa e a

    Garantia TIA/ISO

    de Qualidade

    pode ficar

    tranquilo

    sua empresa está

    em boas mãos

  • redes projetadas de

    forma personalizada

    para cada situação.

    a instaltec

    oferece suporte

    a toda as suas

    necessidades

    em redes de

    computadores

NOVIDADES

Página Inicial / Sem categoria /
Pensando em um computador novo? Veja o que levar em consideração para comprar o PC ideal

Pensando em um computador novo? Veja o que levar em consideração para comprar o PC ideal

10 de outubro de 2019

Há oito anos que a venda de smartphones superou pela primeira vez a vez a de computadores e há três anos que o celular é o aparelho nº 1 para acessar internet no Brasil.

Mas isso não significa que os desktops e notebooks tenham sido abandonados completamente. Muitas pessoas ainda precisam desses equipamentos, seja para trabalho ou para diversão, com jogos de computador, por exemplo.

Na hora de escolher uma configuração, é preciso avaliar previamente qual é a ideal para as suas necessidades — cada modelo de computador possuí características específicas para a realização de um grupo de tarefas.

Na coluna de hoje serão apresentadas dicas sobre como escolher o computador ideal.

Processador

Nesse mercado acirrado, os principais fabricantes disputam continuamente a preferência dos consumidores. Não é incomum encontrar os fãs incondicionais por uma determinada marca.

Houve o tempo em que a velocidade do processador era a configuração mais destacada nos anúncios de venda, e essa informação continua sendo o principal indicador sobre o desemprenho do PC.

Mas devido à necessidade de evitar problemas com o aquecimento — por causa do aumento da velocidade do processador — as fabricantes passaram a adicionar mais de um núcleo (core) e ampliar a capacidade de execução de tarefas (threads), ao invés de seguir aumentando a frequência (clock) do processador.

Embora esse componente seja o “motor” que faz o computador funcionar, e a sua capacidade de processamento das informações, seja fundamental para se obter a melhor performance, o leitor precisa levar em considerações mais detalhes além da velocidade na hora de escolher um PC.

Quantidade de núcleos

Essa foi a solução encontrada para aumentar a capacidade de execução de tarefas e lidar com o aquecimento nos processadores.

Os fabricantes introduziram mais núcleos, que servem como indicador relevante de capacidade, além da velocidade do processador. É comum encontramos essa informação descrita usando os termos “dual-core”, “quad-core,” “octa-core” — quanto mais núcleos, maior é a capacidade de processamento de informações.

Memória RAM

Esse é o componente que armazena temporariamente todas as informações que o processador precisará para executar uma determinada tarefa.

Os dados são armazenados no disco rígido do PC e essas informações são lidas pelo disco e compartilhadas com o processador para a execução de um programa.

Se toda vez que o processador precisasse acessar as informações de um programa tivesse que ler novamente no disco rígido esse processo comprometeria a velocidade do computador.

Então, para disponibilizar rapidamente o acesso às informações mais usadas pelo processador, esses arquivos ficam salvos temporariamente na memória.

Clique aqui e continue lendo.