Há oito anos que a venda de smartphones superou pela primeira vez a vez a de computadores e há três anos que o celular é o aparelho nº 1 para acessar internet no Brasil.
Mas isso não significa que os desktops e notebooks tenham sido abandonados completamente. Muitas pessoas ainda precisam desses equipamentos, seja para trabalho ou para diversão, com jogos de computador, por exemplo.
Na hora de escolher uma configuração, é preciso avaliar previamente qual é a ideal para as suas necessidades — cada modelo de computador possuí características específicas para a realização de um grupo de tarefas.
Na coluna de hoje serão apresentadas dicas sobre como escolher o computador ideal.
Processador
Nesse mercado acirrado, os principais fabricantes disputam continuamente a preferência dos consumidores. Não é incomum encontrar os fãs incondicionais por uma determinada marca.
Houve o tempo em que a velocidade do processador era a configuração mais destacada nos anúncios de venda, e essa informação continua sendo o principal indicador sobre o desemprenho do PC.
Mas devido à necessidade de evitar problemas com o aquecimento — por causa do aumento da velocidade do processador — as fabricantes passaram a adicionar mais de um núcleo (core) e ampliar a capacidade de execução de tarefas (threads), ao invés de seguir aumentando a frequência (clock) do processador.
Embora esse componente seja o “motor” que faz o computador funcionar, e a sua capacidade de processamento das informações, seja fundamental para se obter a melhor performance, o leitor precisa levar em considerações mais detalhes além da velocidade na hora de escolher um PC.
Quantidade de núcleos
Essa foi a solução encontrada para aumentar a capacidade de execução de tarefas e lidar com o aquecimento nos processadores.
Os fabricantes introduziram mais núcleos, que servem como indicador relevante de capacidade, além da velocidade do processador. É comum encontramos essa informação descrita usando os termos “dual-core”, “quad-core,” “octa-core” — quanto mais núcleos, maior é a capacidade de processamento de informações.
Memória RAM
Esse é o componente que armazena temporariamente todas as informações que o processador precisará para executar uma determinada tarefa.
Os dados são armazenados no disco rígido do PC e essas informações são lidas pelo disco e compartilhadas com o processador para a execução de um programa.
Se toda vez que o processador precisasse acessar as informações de um programa tivesse que ler novamente no disco rígido esse processo comprometeria a velocidade do computador.
Então, para disponibilizar rapidamente o acesso às informações mais usadas pelo processador, esses arquivos ficam salvos temporariamente na memória.
Clique aqui e continue lendo.