Por que investir em cabeamento estruturado?

Empresas investem em cabeamento estruturado.

Numa linguagem prática e simples, o cabeamento estruturado é uma infraestrutura executada pela área de TI e pelos líderes deste setor, cuja preocupação consiste em facilitar o trabalho dos funcionários e oferecer manutenções mais práticas da rede. De antemão, a principal atribuição do cabeamento é a transmissão de dados através do mesmo cabo de igual estrutura, de modo a otimizar processos administrativos, simplificar manutenções e eliminar os problemas internos e externos da rede. Por que investir em cabeamento estruturado? Acompanhe neste artigo os principais motivos para empresas decidirem por este recurso.

Trata-se de uma estratégia assertiva para empresas que optam por investir neste recurso para otimização de espaço, facilidade do trabalho e redução de custos quando o assunto é padronização e organização de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia. O cabeamento assegura um suporte de alta performance, segurança e durabilidade dos equipamentos.

Leia mais: Cabeamento estruturado aumenta produtividade e organização na empresa

O cabeamento pode livrar empresas de problemas com redes.

Vantagens de quem investe em cabeamento

A princípio, a contratação de funcionários e a consequente necessidade de recriar o layout dos departamentos, das salas, implicam em mudanças nos equipamentos favorecidas pelo cabeamento estruturado. No entanto, a partir desse formato, a rede torna-se independente, ou seja, viabiliza a alimentação elétrica apesar da disposição da sala.

Portanto, o funcionamento dos equipamentos ocorre normalmente, sem a necessidade de ampliação ou reforma dos espaços, deixando de lado qualquer planejamento e utilização de ferramentas apropriadas.

Todavia, a implantação garante a otimização da instalação de novas conexões e a identificação rápida de cada uma delas, o que será muito proveitoso para quando ocorrer alguma dificuldade que precise ser solucionada imediatamente. Em outras palavras, a organização do espaço e a redução das despesas também são ganhos dessa estrutura.

Segurança, durabilidade e suporte de equipamentos.

Critérios para implantação do sistema

Nesse sentido, critérios como segurança, durabilidade e suporte de equipamentos são algumas das vantagens adquiridas a partir da implantação do sistema. Apesar disso, essa padronização determina que a utilização de materiais aplicados ao cabeamento estruturado seja criteriosamente adequada às finalidades propostas para atender às normas vigentes. Do mesmo modo, ela também auxilia nas especificações do projeto, de maneira a orientar sobre o formato correto de implantação dos conceitos de rede interna.

Contudo, especialistas na área asseguram que muitos dos problemas com as redes nas empresas são em decorrência do cabeamento, que comprometem o desenvolvimento do serviço e o rendimento dos funcionários. Logo, estabelecer novos padrões de organização viabiliza a utilização de tecnologias mais avançadas e um melhor aproveitamento dos equipamentos.

Dessa forma, um dos ganhos que o cabeamento proporciona a quem investe neste recurso é a habilidade em mover os cabos para diferentes caminhos, sem a necessidade de instalação de muitos equipamentos para execução de uma mesma comunicação. Além dessa vantagem, é formado por subsistemas, com especificações de instalação e desempenho individuais.

Em suma, as importantes e constantes mudanças vivenciadas pelas empresas, sobretudo em questões que envolvem movimentação de pessoal, acabam sendo bem absorvidas pelo sistema de cabeamento – formatado, planejado para acomodar essas alterações com segurança, agilidade e eficácia, economizando tempo e investimentos com manutenções e reformas, por exemplo.

Cabeamento em categorias

Fragmentado em seis subcategorias, o cabeamento estruturado reúne, primordialmente, especificações para cada uma das áreas:

Cabeamento horizontal

Responsável pelas conexões das salas de telecomunicações até a área de trabalho, esse subsistema distribui o cabeamento entre áreas de trabalho dentro de salas ou no mesmo andar.

Cabeamento backbone

Interliga as áreas de telecomunicações, as salas de equipamentos e os pontos de entradas.

Área de trabalho

É o espaço físico onde funciona equipamentos de comunicação, tais como: computadores, telefones, cabos de ligação e adaptadores.

Sala de telecomunicações

Ambiente destinado para a acomodação de equipamentos, terminações e manobras de cabos.

Sala de equipamentos

Assim, são os espaços para armazenamento dos switches, servidores, hubs e roteadores. Essa área é dedicada para a instalação do principal painel de manobras.

Entrada do edifício

Aqui, é realizada a conexão entre o cabeamento externo e a entrada no edifício dos serviços disponibilizados.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre a importância do cabeamento estruturado para a organização das empresas.

Fale com os nossos especialistas e saiba como aproveitar os nossos serviços: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.