Por que trabalhar com a internet de fibra óptica?

Fibra óptica garante ultra velocidade de conexão.

No sentido de evitar possíveis ruídos e interferências, a fibra – revestida por uma camada transparente para oferecer melhor manuseio doos cabos ópticos, sem risco de se romper, dissemina a internet em ultra velocidade, de modo a garantir maior estabilidade de sinal e qualidade de conexão aos usuários. Mas, por que trabalhar com a internet de fibra óptica? Saiba as razões de empresas e usuários decidirem por essa modalidade de internet.

Benefícios que tornam a fibra óptica atrativa

Os ganhos conquistados pela internet de fibra óptica aos provedores e clientes são inúmeros.

Velocidade de conexão, transmissão de dados, voz e vídeo em alta qualidade são os principais motivos que elegem a fibra óptica como uma modalidade cheia de atrativos quanto
à opção de instalação. Outros benefícios significativos deste recurso estão na estabilidade de sinal e o custo-benefício

Todavia, a fibra óptica é um recurso tecnológico recém-chegado em um mercado que congrega outras tantas tecnologias que se apresentam para a internet, mas que vem despertando interesse de provedores e clientes.

Dessa forma, atentar aos critérios e processos exigidos por essa ferramenta é essencial na hora de contratar o serviço, a exemplo da licença SCM, requerida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A autorização SCM foi estruturada para impedir a infiltração de empresas clandestinas nos serviços de telecomunicações, tornando as que possuem a licença – que é um marco regulatório da prestação de serviços em detrimento desse tipo de internet -, habilitadas para a concorrência igualitária.

Hoje, existem duas alternativas para a empresa se legalizar antes da prestação deste serviço:

  1. Dispensados de Autorização – nesta modalidade estão os prestadores com menos de 5 (cinco) mil usuários e que fazem uso de acessos cabeados ou por radiação limitada. Esses prestadores devem solicitar uma comunicação prévia junto à Anatel, atualizando às informações cadastradas todos os anos.
  2. Autorizado: empresas que utilizem radiofrequências licenciadas, ou seja, que não trabalhem com a radiação restrita, ou aqueles que, com qualquer número de usuários, obtenham a outorga da Anatel, que passa a ser obrigatória quando os prestadores atingem marca superior a 5.000 acessos em serviço.

Assim, o procedimento de fiscalização da ANATEL para a verificação do cumprimento das obrigações técnicas pelas prestadoras autorizadas do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é idêntica para os provedores dispensados e outorgados por essa razão o trabalho de pós-outorga é de fundamental para as duas modalidades de legalização.

Razões para decidir por essa ferramenta

A segurança e privacidade dos dados transmitidos na internet de fibra óptica caminham juntas.

Não obstante, os ganhos conquistados pela internet de fibra óptica aos provedores e clientes são inúmeros. Através dela, é possível garantir qualidade de sinal superior, capacidade de transmissão e menor latência, aspecto determinante para assegurar mais velocidade à conexão.

Assim, essas vantagens funcionam como atrativos para quem escolhe a internet de fibra óptica, embora existam outros benefícios que consagram este recurso como uma das melhores ferramentas tecnológicas.

De antemão, enquanto a internet tradicional está mais inclinada a sofrer interferências ocasionadas pelo seu uso de cabos de cobre, a de fibra óptica apresenta maior resistência já que seus componentes são dielétricos, diferente da fibra de vidro que é um material isolante, sem qualquer intervenção de campos elétricos.

Leia mais: A tecnologia no presente do futuro

Em outras palavras, a praticidade disponibilizada pela fibra óptica no processo de instalação evita que os cabos da fibra sejam alterados para modificar a capacidade de transmissão. Confira algumas das principais vantagens de usar a internet de fibra óptica:

1. Mais velocidade de transmissão

Os dados passeiam pela fibra em rápida velocidade. Desse modo, a conexão através de cabo óptico permite a experiência de até 10 gigabits por segundo. Uma demonstração clara dessa vivência é conseguir baixar um filme em HD, de 40 a 60 minutos, em poucos segundos.

2. Ausência de transferência eletromagnética

A fibra é composta de materiais que não sofrem interferência eletromagnética, garantindo maior qualidade de sinal.

Contudo, as instalações realizadas através do cabo de cobre têm interferências com a emissão de energia eletromagnética, que ocorre quando um campo magnético surge em razão da eletricidade. Com o passar dos anos, essa Interferência Eletromagnética (EMI), tende a danificar os aparelhos eletrônicos e prejudicar a comunicação.

3. Baixa atenuação de sinal

Diferente dos cabos condutores de cobre, os de fibra dificilmente apresentam prejuízos na transmissão de informações.

4. Custo reduzido comparado a outras alternativas de instalação

Os cabos de fibra são menos onerosos quando comparados ao investimento aplicado aos cabos de cobre. Esse valor de custo reduzido chega ao consumidor, que pode optar por ofertas que proporcionem mais velocidade por menor custo.

5. Durabilidade e espaço

A durabilidade estendida dos cabos de fibra óptica podem chegar a 100 anos de uso frequente, além de ocuparem menos espaço do que os tradicionais, em razão das altas taxas de transferência de dados.

6. Mais segurança no sinal

A fibra óptica não superaquece como o cobre e nem está vulnerável a sofrer interferência pelos efeitos ambientais, tais como: vento e chuva. Portanto, o sinal é transmitido com menor degradação dos fios e, como consequência, a conexão permanece estável, com uma área de cobertura mais ampla.

Entretanto, a segurança e privacidade dos dados transmitidos na internet de fibra óptica caminham juntas. Nesse ínterim, como a luz não consegue sair do fio, fica mais difícil o acesso aos dados transmitidos.

Em suma, graças a estrutura da fibra óptica, os usuários da ferramenta garantem maior velocidade no acesso à internet. Por isso, eles ganham muito em rapidez no momento de baixar arquivos, postar conteúdos, imagens nas redes sociais e assistir a séries favoritas, por exemplo.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido mais sobre os principais benefícios de trabalhar com a internet de fibra óptica.

Fale com o nosso time e saiba como aproveitar os nossos serviços: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.