Principais câmeras de CFTV e suas funcionalidades

principais câmeras de CFTV

Para que você tenha um Circuito Fechado de TV eficiente, é fundamental fazer o planejamento do projeto de instalação do sistema. Esse planejamento deve levar em consideração uma série de fatores, como, por exemplo, o objetivo do cliente, o layout do espaço e sua localização. Dentro desse contexto, é fundamental incluir nesse planejamento a estrutura física do sistema, ou seja, os aparelhos que serão utilizados no monitoramento. Por isso, vamos te apresentar aqui as principais câmeras de CFTV e suas funcionalidades, a fim de que você conheça cada uma delas em detalhes e compreenda o seu papel dentro de um sistema de segurança.

Os modelos de câmeras foram surgindo ao longo do tempo, para atender às novas demandas que surgiam no mercado. Por causa dessa evolução, hoje os sistemas de monitoramento por CFTV conseguem alcançar resultados excelentes. Isso, claro, desde que você contrate uma empresa séria e comprometida, que tenha conhecimento avançado das tecnologias e características das principais câmeras de CFTV. Porque só assim, o sistema conseguirá operar com a capacidade plena, de acordo com as expectativas do cliente.

Por que existem várias câmeras de CFTV?

Primeiramente, é importante que você entenda o porquê da existência de inúmeros tipos de câmeras diferentes. As principais câmeras de CFTV disponíveis no mercado foram desenvolvidas para atender às necessidades e particularidades de cada projeto de segurança. Ou seja, existe uma câmera mais apropriada para cada demanda, a depender da sua localização. Assim, ao escolher a câmera adequada, você consegue garantir um monitoramento mais efetivo e, consequentemente, mais seguro da área.

As câmeras variam em razão de seu formato e tecnologia, justamente para conseguir se adaptar às especificidades de cada projeto. Então, se você quer que o sistema de CFTV funcione perfeitamente, precisa escolher o modelo certo. A seguir você conhecerá quais fatores interferem na escolha da solução mais compatível.

Como escolher a câmera de CFTV ideal

O desenvolvimento do projeto de CFTV é essencial justamente para reunir as características do local que ficará sob monitoramento. Então, a escolha entre as principais câmeras de CFTV se dará em razão das especificações do local e da demanda. Ou seja, para escolher as câmeras que serão instaladas no lugar, você deve ter informações sobre:

  • Objetivo do monitoramento;
  • Tamanho do local alvo do monitoramento;
  • Tipo de área: interna ou externa;
  • Iluminação do espaço;
  • Necessidade de imagens coloridas;
  • Resolução da gravação;
  • Tipo de transmissão;
  • Privacidade.

Com essas informações, é possível identificar quais os melhores modelos do mercado. E, dentro de um mesmo projeto, você pode utilizar vários modelos, para atender à necessidade de cada local onde haverá uma câmera. Lembrando que a maioria das câmeras têm versão digital, chamadas de Câmeras IP, que possibilitam a transmissão de imagens capturadas pela internet e a manipulação do ângulo de filmagem por via remota. Algumas, inclusive, possuem cartão de memória acoplado, para gravação no próprio dispositivo.

Quais as principais câmeras de CFTV disponíveis no mercado?

Vamos agora conhecer em detalhes as principais câmeras de CFTV comercializadas por aqui.

Câmeras Bullet

Muito comuns e de fácil instalação, as Câmeras Bullet possuem certificação IP66, que é um grau de proteção contra poeira e jatos fortes de água. Por serem bastante resistentes, costumam ser utilizadas para monitoramento de áreas externas. Ela filma apenas em direção reta, sendo muito comum em ruas e postes. Especialmente pela sua robustez, pois sua presença fortalece a sensação de segurança. A escolha do modelo ideal da Bullet varia em razão do alcance da imagem, qualidade de definição e do seu design.

Câmeras Dome ou Redoma 

As Câmeras Dome, por sua vez, reúnem três características principais: são pequenas e discretas, mas produzem imagens de boa qualidade. São comumente vistas em ambientes internos, parecem uma cúpula e capturam imagens em várias direções. São muito comuns em estabelecimentos comerciais, pois conseguem fazer uma boa cobertura de área e não demonstram em que direção estão filmando. Também há modelos distintos da Dome, algumas muito resistentes, que podem até ser instaladas em áreas externas. Mas todas são de fácil instalação.

Câmeras Speed Dome

As Câmeras Speed Dome apresentam muitos recursos tecnológicos e, por isso, são as mais caras do mercado entre as principais câmeras de CFTV. São muito comuns em áreas abertas extensas, como shoppings, aeroportos, grandes estacionamentos etc. Possuem o formato cúpula e possibilitam o controle remoto da movimentação da câmera em todas as direções. Outra característica importante é o alcance do seu zoom óptico, que permite à equipe de segurança enxergar detalhes da área sob monitoramento e checar qualquer ação estranha no momento em que estiver ocorrendo. A instalação requer conhecimento técnico especial.

Câmeras Ocultas 

Também chamadas de camufladas, as Câmeras Ocultas são bem discretas, para que as pessoas não percebam sua presença. Em muitos casos, elas são incorporadas em outros objetos, para que realmente passe despercebida no ambiente. Em razão dessa funcionalidade, elas são pequenas e compactas. Isso impacta também na qualidade das imagens, que tende a ser menor.

Câmeras Box ou Profissionais 

Como nome já diz, são câmeras com perfil mais profissional, para projetos em empresas grandes que requerem um monitoramento mais preciso, como empresas de segurança, bancos e afins. Ela possui recursos avançados associados a uma qualidade de imagem de alto padrão. Inclusive, esse tipo de câmera possui até lentes independentes, que podem ser substituídas a depender da demanda do ambiente. A instalação também exige conhecimento técnico específico.

Câmeras Antiexplosão

As chamadas câmeras antiexplosão são aquelas para ambientes com riscos inflamáveis. Esse tipo de câmera é muito útil em fábricas e indústrias. Com certificação específica para áreas perigosas, essas câmeras são mais resistentes e robustas, construídas em aço inoxidável. Além disso, elas são projetadas para suportar eventuais explosões e incêndios, mantendo a continuidade dos serviços.

Empresa para instalar as principais câmeras de CFTV na Bahia 

Como alguns dos modelos de câmeras exigem conhecimento técnico específico, a nossa recomendação é que você busque uma empresa com know how na área, para garantir resultados satisfatórios em seu monitoramento. Na Bahia, você pode contar com os serviços da Instaltec, que possui uma equipe especializada especificamente em instalação de CFTV.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.