Sistema de CFTV: tudo o que você precisa saber

mulher conferindo a segurança da casa

O mercado de segurança eletrônica registra um crescimento considerável, no Brasil, nos últimos anos. O setor apresenta uma alta média de 8% ao ano, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).

O que significa CFTV?

Nesse sentido, o CFTV (Circuito Fechado de Televisão) ocupa um papel de destaque, uma vez que esse tipo de sistema contribui para conferir uma maior segurança tanto a empresas como também a residências.

Leia também: Os 3 erros mais comuns na estruturação de rede cabeada e como solucioná-los

O que é CFTV?

A principal função do CFTV é realizar o monitoramento e controle de acesso de pedestres e automóveis por meio do uso de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, as quais transmitem as imagens obtidas para um monitor.

CFTV: benefícios e aplicações

Entre os principais benefícios de contar com um sistema de CFTV estão:

  • O fato de inibir a ação de criminosos – uma vez que eles têm o conhecimento de que estão sendo filmados;
  • Monitorar remotamente (e em tempo real) o que ocorre em determinado ambiente 24h por dia;
  • A possibilidade de deixar as imagens armazenadas para serem analisadas posteriormente, o que pode auxiliar na identificação de suspeitos ou mesmo servir como provas.

Atualmente, o CFTV é usado, com mais frequência, para as finalidades de vigilância e monitoramento, contudo, sua utilização também pode ser observada em sistemas viários (evasão de pedágios, etc.), segurança do trabalho, áreas comportamentais e ambientais, entre outras.

Curiosidade: o reality show Big Brother, cujo slogan aqui no País é “a casa mais vigiada do Brasil”, dispõe de um amplo sistema de CFTV para monitorar os participantes, em diferentes ambientes da residência onde o programa se desenrola.

Importância do cabeamento para o CFTV

Você sabia que o cabeamento é um aspecto muito importante para um sistema CFTV? É que mesmo que haja câmeras de última geração para realizar a captura de imagens, todo o trabalho ficará comprometido caso a qualidade dos cabos utilizados seja inadequada.

Cabo de rede UTP: menos interferências e ruídos, além de uma melhor otimização de espaço

Cabos coaxiais e cabo de rede UTP: para que servem?

Talvez você ainda não saiba, mas quando se trata de sistema de CFTV, o tipo de cabo a ser utilizado depende da câmera e do gravador que integram o sistema.

Funciona assim: as câmeras analógicas dependem dos chamados cabos coaxiais, aqueles que são formados por porcentagens de malhas distintas no intuito de blindar o sinal que chega através do cabo. Ao utilizá-los é muito importante mantê-los distantes dos fios elétricos, do contrário, a chance de interferência nas imagens aumenta bastante. Já os modelos IP utilizam cabo de rede UTP, que pode ser aplicado tanto para a transmissão de imagens quanto para a alimentação da câmera, o que diminui, consideravelmente, a possibilidade de interferência e possíveis ruídos. Outra vantagem é a otimização do espaço, pois esse modelo de cabeamento consegue passar até quatro câmeras em um mesmo ambiente em que há um cabo coaxial.

Cabo Coaxial Cftv Bipolar 4mm Flexível

Leia também: Identidade e segurança no meio eletrônico com chaves criptográficas

Qual é o melhor tipo de cabo metálico de CFTV para o seu negócio?

Hoje em dia há inúmeros modelos de cabos para CFTV disponíveis no mercado. Por essa razão, surgem uma série de dúvidas sobre qual é o melhor tipo em relação a cada necessidade. Listamos alguns tipos específicos, que podem lhe auxiliar:

 – Cabo UTP Cat.5e ou CAt. 6: indicado para quem precisa de imagens de qualidade em distâncias superiores a 100 metros para câmeras HD e Full HD. É feito 100% de cobre, o que lhe confere maior durabilidade (embora também tenha versões de alumínio cobreado); Na Tecnologia IP se restringe conforme a Norma a distâncias máximas de 100m, sendo que já temos Switchs que oferecem distâncias de até 250m sem distorção.

– Cabo trançado multicâmeras: por ser formado por quatro pares de fios, esse tipo de cabo consegue alimentar o vídeo de quatro câmeras. É um dos mais utilizados do mercado, contudo, por ser de alumínio cobreado, pode ser frágil ao manuseá-lo;
– Cabo coaxial 4mm: um dos tipos de cabeamento estruturado mais utilizados em pequenas e médias instalações, apresenta boa relação custo-benefício e praticidade, mas não costuma ser indicado para áreas superiores a 100 metros;

– Cabo coaxial RG 59: muito usado em elevadores, possui modelos geralmente rígidos;

– Cabo coaxial RG 6: conta com uma bitola maior que a do cabo coaxial RG 59, o que viabiliza a instalação de câmeras em distâncias maiores – seu uso é mais comum na instalação de antenas digitais e empresas de TV a cabo;

– Cabo coaxial RG 11: dispõe do maior tamanho de bitola entre todos os cabos coaxiais, porém não costuma ser muito empregado no uso de CFTV.

Instaltec é a melhor opção para a sua instalação de CFTV

A sua empresa merece uma segurança de excelência, concorda? Afinal de contas, estamos falando da integridade das pessoas que trabalham nela, todos os dias, além, é claro, de todo o patrimônio envolvido.

Sabia que a Instaltec projeta e instala CFTV fazendo uso de produtos de alta qualidade e desempenho? “Consigo monitorar minha empresa na palma da mão. Super recomendo a Instaltec!”, afirmou o empresário Jeferson Lélis, sócio da agência Abrasivo Digital, cliente desde 2010.

Caso esteja precisando instalar CFTV, confie este serviço a uma empresa com experiência e credibilidade no mercado, que irá atuar com os melhores equipamentos do setor e os profissionais mais capacitados.

Faça um orçamento agora mesmo, sem compromisso, com o nosso time de especialistas: (71) 3230-0789/3341-7725

Outros Artigos