Saiba tudo sobre cabo de rede para área externa

Saiba tudo sobre cabo de rede para área externa

Os ambientes externos exigem um cuidado especial, quando o assunto é instalação de cabo de rede. Isso porque, ao ar livre, todas as estruturas do cabeamento podem sofrer sérios danos provocados pelos fenômenos naturais, que fogem do controle humano. Por exemplo, a exposição ao sol, à chuva, poeira etc. Além disso, o produto escolhido deve garantir a excelência da transmissão de dados, tanto em relação à velocidade, quanto à resistência e a segurança. Nesse artigo, portanto, te ajudaremos a fazer a melhor escolha de cabo de rede para área externa, para evitar problemas futuros e manter a qualidade do cabeamento.

Qual o melhor cabo de rede para área externa?

Como já antecipamos no início desse artigo, ao montar o sistema de cabo de rede para área externa, você deve considerar diversos aspectos. Portanto, o material escolhido deve garantir, simultaneamente, resistência, velocidade, segurança e eficiência.

Nesse sentido, o ideal é optar por um cabo que possua revestimento com proteção UV, servindo como um escudo contra os efeitos nocivos da exposição ao sol. Esse tipo de cabo oferece um tempo de durabilidade muito maior que os cabos tradicionais, além de manter o alto nível de performance da rede.

Dá para passar o cabo de rede e o cabo de energia juntos?

Outra dúvida muito corriqueira é sobre a possibilidade de fazer o cabeamento de rede junto com o de energia. A recomendação é que o cabeamento não seja feito dessa forma, porque o uso de cabos de rede comuns ao lado dos cabos elétricos podem causar interferência no rendimento na rede.

Mas, claro, cada caso requer estudos e soluções específicas e individualizadas. Então, se a única possibilidade viável é passar os dois cabos juntos, é fundamental utilizar estratégias para que não haja essa perda de qualidade na rede. Um bom exemplo é utilizar a blindagem em fita.

O processo de blindagem bloqueia o sinal transmitido pelo cabo elétrico, evitando assim a sua interferência na performance da rede. O material utilizado para fazer essa blindagem tem duas funções específicas, a fim de garantir o isolamento do campo eletromagnético: ou ele reflete essa radiação ou a absorve.

A blindagem deixa o cabo um pouco mais rígido que o normal. Em ambos os casos citados acima, de reflexo ou absorção das ondas eletromagnéticas, garante-se um bom isolamento do cabo de rede para ambientes externos.

3 problemas na instalação de rede em área externa que você deve evitar

A escolha do cabo de rede para área externa e a sua má instalação causam problemas no funcionamento da rede, impactando os resultados de seus negócios. Portanto, escolha uma empresa séria e experiente nesse tipo de serviço. Vamos conhecer 3 problemas que você precisa evitar.

1. Interferências de sinal

A qualidade e adequação do cabo de rede para área externa e a forma como é instalado são fatores cruciais para o desempenho da rede. O cabo ou instalação incorretos gera interferências e perda de desempenho.

Por exemplo, é importante identificar quais conexões, dispositivos e equipamentos utilizam a sua mesma frequência. Mas por que isso importa? Porque o número de compartilhamentos de frequência prejudica a performance. As vezes é necessário ajustar canais.

2. Efeitos nocivos dos fenômenos naturais

Os fenômenos naturais causam graves danos à rede, quando há uma escolha ruim do cabo de rede para área externa. 

Os raios UV, o calor, as chuvas, o contato com materiais naturais abrasivos, tudo isso é capaz de danificar a sua rede e impactar seus negócios.

A escolha do tipo de cabo deve considerar o ambiente em que será instalado, para que isso não se transforme em uma dor de cabeça.

3. Acessórios inadequados para fixação e conexão

Não basta escolher bem o cabo de rede para área externa. Você precisa também utilizar bons fixadores e conectores. Estamos falando, por exemplo, das abraçadeiras, grampos, pregos e presilhas. 

Os acessórios podem comprometer a rede, se escolhidos ou instalados de maneira inapropriada. Inclusive, esses acessórios podem afetar a durabilidade também dos cabos, se firmados com folgas.

Por exemplo, imagine o cabo pendurado criando atrito com o chão? Ou uma abraçadeira de baixa qualidade que caia e deixe o cabo solto? Tudo isso interfere na transmissão de dados. 

Como escolher uma empresa para instalar cabeamento externo

Na Bahia, a Instaltec é referência na área, responsável pela instalação do cabeamento estruturado de empresas de pequeno, médio e grande porte, em todos os segmentos de mercado.

Além de projetar, estruturar e instalar cabeamento de rede, a empresa atua também na execução de serviços de instalação, conectorização e fusão de fibras ópticas.

Realiza também a certificação de rede, com testes que avaliam a aderência dos parâmetros do cabeamento às normas vigentes, como TIA/ISO.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.