Switches, dispositivos inteligentes

Vantagens dos switches

A princípio, os switches funcionam como um dispositivo mais “inteligente”, capazes de conectar todos os elementos da rede. Além dessa característica peculiar, os switches determinam o local adequado de destino onde o pacote de dados será enviado ao dispositivo certo. Essa operacionalização é possível quando um equipamento envia um pacote de dados ao switch. Eles são os principais componentes de qualquer rede, permitem que dispositivos conectados, a exemplos de computadores, access points sem fio, impressoras e servidores na mesma rede, compartilhem informações e conversem entre si.

switches permitem a comunicação de diferentes dispositivos na rede

Características dos switches

O switch de rede apresenta duas características: gerenciado e não gerenciado. O primeiro modelo oferece maior segurança, mais recursos, flexibilidade e depende de configuração e adequação à rede. Todavia, esse controle amplo garante uma proteção maior a rede e aprimoramento da qualidade do serviço para os usuários que estão conectados. Nesse contexto, a função essencial do switch consiste na capacidade de ampliar o desempenho da rede, já que a comunicação está sempre disponível, evitando a colisão de dados.

No contraponto, o switch não gerenciado é livre e independente de configuração, portanto, ao conectá-lo, ele funciona imediatamente e serve para conectividade básica, além de fazer parte de redes domésticas ou onde são necessárias apenas algumas portas, como na mesa do escritório, por exemplo.

Hubs de rede em comparação ao switch

Diferente do switch, os hubs são limitados na quantidade de largura e banda que os usuários podem compartilhar em uma rede. Dessa forma, os dispositivos adicionados ao hub, um ponto de conexão central dos dispositivos de uma rede local ou LAN, gasta um tempo maior para que os dados cheguem ao seu destino. Por isso, o switch é a melhor alternativa para evitar essas e outras restrições dos hubs de rede.

Contudo, uma rede de grande porte consegue incluir vários switches, que conectam diferentes grupos de sistemas de computador. A partir disso, esses switches seguem conectados a um roteador, que facilita o acesso à internet aos dispositivos conectados.

Se de um lado, os switches permitem a comunicação de diferentes dispositivos na rede, de outro, os roteadores viabilizam a comunicação de redes distintas. O roteador tem a habilidade de conectar computadores à internet, para que muitos usuários compartilhem uma mesma conexão.

São eles que auxiliam na conexão de redes dentro de uma organização ou essas redes a outras de várias filiais, conduzindo o tráfego de dados, decidindo pelo melhor caminho, trajeto para as informações transitarem pela rede e serem transmitidas da maneira mais eficiente possível.

Leia mais: Como escolher um bom roteador e garantir uma boa conexão à internet

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre os switches como dispositivos inteligentes.

Fale com o nosso time de especialistas e saiba como aproveitar os nossos serviços: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.