Tecnologia do MIT transforma sinal de Wi-Fi em energia elétrica

Cientistas criam tecnologia que extrai energia de sinais Wi-Fi

Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) conseguiram desenvolver uma tecnologia capaz de transformar os sinais de Wi-Fi em energia elétrica. Especialistas da área afirmam que essa tecnologia traz diversas possibilidades, inclusive de dispensar o uso de baterias no futuro.

A capacidade de converter Wi-Fi em energia não é novidade, visto que já existem diversas pesquisas nessa área. No entanto, o que faz o projeto do MIT interessante é a maneira como ele foi desenvolvido. Ele possui um tipo específico de antena que consegue gerar corrente elétrica possuindo apenas alguns átomos de espessura, o que faz com que ele possa ser incorporado a basicamente qualquer tipo de eletrônico.

Nesse estudo, os pesquisadores acoplaram uma antena dobrável a um material semicondutor flexível. Essa antena capta sinais Wi-Fi e outras frequências de rádio e as transforma em uma corrente alternada. Esse fluxo passa por uma fina folha de dissulfeto de molibdênio, onde acontece a conversão em uma corrente elétrica contínua pronta para alimentar baterias recarregáveis ou, diretamente, circuitos eletrônicos. Isto é, o dispositivo não tem bateria, mas captura os sinais de Wi-Fi presentes no local e os transforma, de forma passiva, em corrente elétrica.

Os primeiros testes demonstraram que uma rede Wi-Fi convencional, com frequência de transmissão de 150 microwatts, pode fazer um semicondutor produzir energia de 40 microwatts quando exposto à conexão. É potência elétrica suficiente para manter ligada uma tela de tablet ou fazer funcionar pequenos chips eletrônicos.

No entanto, a capacidade de aproveitamento das ondas de rádio frequência ainda é limitada e não passa de 30% dos sinais expostos. Os cientistas estão trabalhando para aumentar a eficiência na conversão dos sinais e permitir que as novas antenas gerem mais de 10 GHz de sinais sem fio em energia.

Via conselt.com.br

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.