Manutenção de CFTV em Salvador: veja como funciona

A manutenção de CFTV é uma medida de grande relevância para garantir o pleno e adequado funcionamento do Circuito Fechado de TV. O sistema de CFTV é composto por uma série de equipamentos, como câmeras, monitores, televisores, fontes de alimentação, gravadores, processadores, detectores de movimento, iluminação, infravermelho e outros tantos.

Se você quer resultados efetivos no monitoramento feito por esse sistema, deve checar periodicamente a integridade de cada um desses itens. Além disso, deve atuar também com diligência e agilidade para corrigir falhas que o sistema já começou a apresentar.

No nosso blog, reunimos artigos que ajudarão na sua compreensão de todo o sistema de CFTV. Então, para se aprofundar no assunto, é só ler sobre a importância de instalar um sistema de CFTV e sobre as aplicações do sistema de CFTV.

Importância da manutenção de CFTV

Todos os sistemas tecnológicos podem apresentar falhas. Essas falhas não são necessariamente causadas por erros em projeto ou instalação, mas podem ocorrer pelo seu próprio uso contínuo. A ação do tempo, a falta de cuidado com a conservação, as intempéries, os efeitos naturais, a presença de roedores, a ação de vândalos são alguns exemplos de fatores capazes de causar o mau funcionamento do sistema de CFTV. Mas, obviamente, um sistema de CFTV mau projetado e instalado certamente apresentará problemas que comprometerão o seu funcionamento.

A única forma de evitar essas ocorrências é justamente fazendo a manutenção de CFTV. O ideal, portanto, é que a empresa faça as manutenções preventivas, periodicamente, a fim de identificar de forma precoce as eventuais falhas que estão prestes a ocorrer. Assim, dá para agir antes de o problema efetivamente acontecer. Ou seja, você consegue evitar que o sistema pare de funcionar por causa de alguma falha em um de seus componentes.

Como funciona a manutenção do Circuito Fechado de TV

Existem dois tipos principais de manutenção de CFTV: a preventiva e a corretiva.

  • Manutenção preventiva

Em relação à manutenção preventiva, o objetivo é justamente identificar o risco de falha antes que ela aconteça de fato. Então, fazer a manutenção preventiva é mais que um cuidado extra, é uma necessidade que evitará a interrupção do serviço.

Na manutenção preventiva, o profissional vai checar todo o funcionamento do sistema e o estado de conservação de seus componentes. Além disso, deverá fazer a limpeza de lentes; a verificação dos cabos, conectores e afins; o funcionamento do sinal; a tensão das fontes de alimentação etc.

A intenção aqui é que os componentes que apresentam desgaste sejam substituídos antes que eles causem danos reais ao sistema.

  • Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, por sua vez, ela acontece após o sistema apresentar algum tipo de erro. Assim, ela será acionada para reverter esse erro ou até mesmo impedir que ele se agrave ainda mais.

Fato é que quanto mais manutenção preventiva você fizer em seu sistema de CFTV, de menos manutenção corretiva ele necessitará.

Quando se deve fazer manutenção no Circuito Fechado de TV

A manutenção preventiva não requer nenhuma identificação de falha prévia. Ou seja, ela deve ser programada mesmo quando o sistema parece funcionar com perfeição. O ideal é que haja uma programação semestral, para que toda a infraestrutura do sistema seja verificada com frequência.

Por sua vez, a manutenção corretiva deve ser acionada sempre que o sistema apresentar um mínimo problema. Qualquer falha no monitoramento, na conexão, na captura ou armazenamento de imagens, na transmissão de dados etc. No menor indício de erro, deve-se fazer a manutenção de CFTV com urgência. Assim, será possível evitar o agravamento do problema e a suspensão do monitoramento.

Alguns dos principais defeitos que costumam demandar manutenção corretiva são: câmera parou de gravar; lentidão no servidor; falha na transmissão de imagem; falha no armazenamento ou capacidade insuficiente de armazenamento; imagens aparecendo com ruídos ou falhas na tela; interrupções sem causa aparente no funcionamento etc.

Melhor empresa de manutenção de CFTV em Salvador

A Instaltec é a melhor empresa de CFTV em Salvador e região metropolitana. A equipe faz um checklist de tudo o que precisa passar por inspeção. Assim, se certifica de que a manutenção de CFTV será completa e eficiente e de que identificará todos os sinais de alerta. As informações que subsidiarão a inspeção são, por exemplo:

  • Dados do cliente;
  • Objetivos do sistema de CFTV;
  • Especificação da infraestrutura atual de CFTV que ele possui,
  • Identificação de cada item particular que deverá passar por avaliação;
  • Procedimentos que serão executados na inspeção de cada item;
  • Verificação de como o sistema está funcionando no dia de manutenção;
  • Identificação de eventuais falhas que o sistema já apresenta;
  • Verificação individual de cada item que compõe o sistema de CFTV;
  • Limpeza dos itens;
  • Avaliação do sinal, captura e armazenamento de imagens.

Ou seja, a Instaltec monta um cronograma prévio e um verdadeiro de plano de ações, a fim de que nada fique de fora da manutenção.

A abordagem da manutenção de CFTV na Instaltec é proativa. Ela busca preservar a integridade de todos os itens que compõem o sistema, gerando maior durabilidade, qualidade, eficiência e segurança em todo o seu funcionamento. Entre em contato com a equipe da Instaltec para fazer um orçamento.

Outros Artigos