O que é câmera antiexplosão e quando usar

tudo sobre câmera antiexplosão

Um bom projeto de Circuito Interno de TV exige o estudo detalhado do espaço. O planejamento do sistema de segurança por câmeras deve contemplar as necessidades e demandas do cliente. Ou seja, deve levar em consideração as especificidades do ambiente e da atividade comercial ali desenvolvida. E, para isso, existem inúmeros tipos de câmeras para CFTV, cada uma indicada para uma situação específica. Nesse artigo, você conhecerá o que é câmera antiexplosão, as suas principais indicações, funcionalidades e benefícios.

Conceito de câmera antiexplosão

As câmeras antiexplosão são equipamentos com design mais robusto e nível de resistência altíssimo, utilizadas especialmente em ambientes extremos ou sujeitos a riscos. Ou seja, elas são feitas em material sólido, com propriedade anticorrosão e que não se destrói sob a ação do fogo, garantindo a manutenção da segurança e do monitoramento mesmo em situações extremas e perigosas.

Elas são feitas com revestimento em aço inoxidável de 3,5 polegadas, além de uma junção especial, a fim de que haja a manutenção do sistema de segurança se por acaso houver alguma explosão ou incêndio no espaço sob monitoramento. Ademais, essas câmeras também são projetadas para não causar nenhum tipo de faísca, a fim de eliminar qualquer possibilidade de se tornarem a causa desses incêndios.

Assim, os gestores da empresa conseguem realizar todo o monitoramento remoto da área nesses momentos de riscos, evitando a necessidade da presença humana no local, resguardando a segurança e integridade física de seus colaboradores.

Quando devo utilizar uma câmera antiexplosão?

A escolha por câmeras antiexplosão dentro de um sistema de CFTV precede da análise da atividade econômica da empresa e dos eventuais riscos associados aos produtos envolvidos naquela atividade. Ou seja, sempre que houver chance – ainda que longínqua – de o espaço ser alvo de chamas, por exemplo, é fundamental utilizar esse tipo de câmera. Da mesma forma, se há uso de produtos combustíveis no ambiente, a melhor opção está nas câmeras antiexplosão.

Então, as câmeras antiexplosão são ideais, por exemplo, para projetos de CFTV em fábricas, indústrias, instalações químicas ou de petróleo e gás. Além disso, elas são uma alternativa viável sempre que o produto comercializado no espaço seja inflamável, ainda que o estabelecimento não seja necessariamente uma fábrica.

Ou seja, se há presença de vapores, gases, fibras, madeira e seus derivados, têxteis, gás natural e similares, é bom considerar a utilização desse tipo de câmera. Vale também para locais submetidos a altas temperaturas, a faíscas elétricas, a relâmpagos, descargas eletrostáticas ou situações equivalentes.

Indicação para ambientes corrosivos

As câmeras antiexplosão também suportam substâncias corrosivas. Dessa forma, sempre que o ambiente sob monitoramento estiver em uma localização em que haja incidência de umidade, salitre ou algum tipo de produto químico com propriedade combustível, deve-se considerar a escolha desse tipo de câmera. Elas são também famosas pela característica anticorrosão.

As substâncias com propriedades corrosivas costumam destruir os dispositivos eletrônicos com o passar do tempo, portanto, é fundamental verificar se há exposição a esses produtos no ambiente, para fazer uma escolha de câmera mais assertiva.

 

Benefícios das câmeras antiexplosão e anticorrosão

Listaremos aqui alguns dos maiores benefícios que as câmeras antiexplosão proporcionam>

  • Mantêm-se intactas quando o ambiente é alvo de explosão ou incêndio, por exemplo;
  • Não oferecem risco de causar faísca e gerar um incêndio acidental em um ambiente com característica inflamável. Ou seja, ainda que haja uma explosão da câmera, não há propagação das faíscas para o ambiente exterior;
  • Permitem a continuidade do monitoramento mesmo em situação de alto risco;
  • São resistentes às substâncias corrosivas, como, por exemplo, salitre e umidade;
  • Promovem a eficiência operacional, diante de sua robustez e resistência;
  • Seus recursos podem ser combinados com outros tipos de sensores, como sensor de temperatura, sensor de presença humana em local proibido, gerando dados importantes para a tomada de decisões;
  • A sua alta definição possibilita a análise contínua e ininterrupta dos riscos iminentes, permitindo uma atuação preventiva, como, por exemplo, do tipo de fumaça presente no local, alguma anormalidade, se os funcionários estão utilizando os EPIs, se há início de incêndio em alguma área.

Como fazer a instalação de câmeras antiexplosão?

Primeiramente, é fundamental conhecer as câmeras disponíveis no mercado, a fim de que você faça a melhor escolha para o seu projeto. Existem inúmeras opções no mercado, mas é importante ficar de olho nas especificidades de cada câmera, no seu poder de resistência ao risco a que seu negócio está submetido. Portanto, o ideal é que você contrate uma empresa especializada em instalação de sistema de CFTV.

Se você mora no estado da Bahia, a recomendação é que você entre em contato com a Instaltec. A empresa é referência na área, acumulando mais de dez anos de experiência no segmento. Por ser uma especialista no assunto, a Instaltec trabalha com produtos de alto padrão de qualidade e desempenho, para garantir os melhores resultados.

Antes de fazer a instalação do sistema de segurança, a Instaltec realiza o levantamento de todas as necessidades do cliente e prepara um projeto exclusivo e personalizado para cada negócio. Além disso, ainda oferece suporte após a conclusão do serviço, que segue os mais reconhecidos padrões de segurança e qualidade.

>>> Tem alguma dúvida sobre câmera antiexplosão e afins? Deixe nos comentários!

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.