Rede GPON maximiza eficiência da sua empresa

As empresas podem maximizar a produtividade, eficiência e receita através da tecnologia GPON.

Antes de mais nada, GPON (Gigabit Passive Optical Network) é uma tecnologia de rede de alta velocidade desenvolvida pela indústria de telecomunicações. Trata-se de uma técnica econômica para transferência de dados e voz sobre cabos de fibra óptica. Com o tempo, a tecnologia tornou-se uma solução de ponta no fornecimento de acesso de banda larga de alta velocidade aos consumidores. Dessa forma, implementando GPON em suas redes, as empresas podem maximizar a produtividade, eficiência e receita.

De antemão, GPON é uma maneira eficiente de transferir dados, pois utiliza menos energia do que outras tecnologias de rede. Por isso, quando sua empresa adquire cabos de fibra óptica, consegue economizar até 30% em relação ao método tradicional. Além disso, a técnica óptica passiva oferece uma instalação rápida com o mínimo de interrupção do ambiente. Todavia, este recurso permite que seus funcionários conectem dispositivos com segurança e comuniquem informações com atrasos ou problemas mínimos.

Leia mais: O que é GPON: saiba mais sobre essa tecnologia

Tecnologia GPON amplia a eficiência da sua empresa

Entretanto, o GPON também minimiza os custos de sua empresa ao reduzir as necessidades de infraestrutura. Assim, tão fácil quanto de configurar, a tecnologia permite monitoramento e gerenciamento constantes do tráfego de rede. Essa característica maximiza a eficiência do seu departamento de TI sem exigir pessoal ou sistemas adicionais.  Em vez disso, utiliza os recursos existentes para lidar eficientemente com as necessidades de dados de sua empresa.

Em outras palavras, facilitar as atualizações de rede para sua empresa, sem incorrer em custos adicionais é uma vantagem importante oferecida por essa tecnologia. Como todos os seus dispositivos já estão conectados, não é preciso comprar portas extras do fabricante. Tudo o que você necessita fazer é passar um cabo óptico do seu dispositivo para o gabinete do nó do lado do switch.

A tecnologia tornou-se uma solução de ponta no fornecimento de acesso de banda larga de alta velocidade aos consumidores.

Benefícios da rede GPON para empresas

  1. Ampla capacidade de alcance: na topologia ponto-multiponto, a rede GPON consegue alcançar até 60 km entre OLT e ONU e 20 km entre ONUs. No entanto, costuma ser utilizado com uma distância máxima de 20Km entre OLT e ONU;
  2. Mínimo uso de fibras: por ser ponto a multiponto, admite otimizar a divisão para ser ainda mais próxima do cliente final e, portanto, aprimorar a quantidade de fibras utilizadas;
  3. Baixo custo com manutenção: em razão da vantagem do GPON à interferência eletromagnética e uso reduzido de fibras ópticas e dispositivos;
  4. Diminuição do consumo de energia elétrica: por ser uma rede absolutamente passiva, não sendo necessária a alimentação entre os equipamentos ativos das pontas, OLT e ONU/ONT;
  5. Facilidade no controle e monitoramento.

Em suma, o GPON também viabiliza a migração de sua rede para infraestruturas mais novas, conforme necessário. Por outro lado, como todos os seus dispositivos já estão conectados, torna-se dispensável adquirir novos switches ou roteadores. Nesse sentido, é possível conectar os antigos à nova rede e continuar operando com tranquilidade e eficiência.

A implementação do GPON nas redes da sua empresa melhora significativamente sua eficiência e lucratividade – especialmente no que diz respeito à conservação de energia e economia de custos. Portanto, torna as atualizações muito mais fáceis e a redução de custos possível, através do gerenciamento simples do fluxo de tráfego de dados. 

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.