Existe uma máxima que diz que os cabos de ontem são o problema de hoje. Mas será que essa afirmação faz sentido mesmo? Nesse artigo, abordaremos como lidar com o cabeamento antigo. Duas alternativas surgem nesse contexto: dar manutenção ou fazer a troca do cabeamento. Qual seria a melhor escolha? Você vai saber nesse texto. Confira.
O que fazer com o cabeamento antigo?
Antes de tomar qualquer decisão acerca de como agir em relação ao cabeamento antigo, é necessário avaliar como anda a rede da empresa. Assim, o passo que antecede é essa decisão é fazer um diagnóstico completo da situação atual. O objetivo principal dessa análise é levantar os problemas que ocorrem na rede. Então, deve-se analisar alguns requisitos, como, por exemplo:
- É comum a rede apresentar quedas, interrupções, lentidões ou qualquer outra falha de funcionamento?
- A velocidade do tráfego de dados está comprometida?
- O cabeamento antigo permite que você faça a substituição dos equipamentos atuais por aparelhos modernos ou apresenta restrição à modernização?
- Os cabos estão organizados, identificados e padronizados?
- Existem cabos sem uso, inativos, mas que continuam conectados à rede?
Essas perguntas básicas darão uma luz acerca da decisão mais acertada, porque o surgimento de mais de um desses problemas simultaneamente exige medidas mais drásticas. A substituição do cabeamento estruturado pode ser a solução, a fim de restaurar a qualidade e a segurança no funcionamento de rede.
Mas claro que é necessário fazer uma visita técnica ao estabelecimento, com o intuito de ter mais elementos para decidir o que fazer. Então, se essa dúvida vigora em sua empresa, você pode chamar nossa equipe técnica para indicar a melhor alternativa e executar o serviço. A Instaltec faz tanto a manutenção da rede quanto a substituição.
Uma preocupação comum é em relação ao risco de ter que parar as atividades da empresa para fazer a troca do cabeamento. No entanto, temos uma equipe qualificada para fazer toda a nova instalação concomitante com o funcionamento do cabeamento antigo, sem que haja a necessidade de interromper os serviços.
Manutenção ou substituição do cabeamento antigo? Entenda os benefícios de cada
O cabeamento antigo pode apresentar problemas que inviabilizem a sua manutenção. Isso acontece principalmente nos casos em que não há identificação, nem padronização, nem organização. Muitas empresas contratavam o serviço de cabeamento sem se preocupar com os problemas que uma infraestrutura mal executada podem causar. E daí que elas só entendem essa questão quando o estresse surge e é necessário fazer a troca de toda a rede.
Manutenção
A manutenção do cabeamento antigo é um procedimento periódico. Esperar o problema acontecer para fazer vistoria é bastante arriscado, porque, a depender do problema, pode já não ser possível resolvê-lo sem ter que substituir todo o cabeamento. Algumas intercorrências são perceptíveis, como as que citamos acima, mas há outras dificuldades que são percebíveis apenas durante o processo de manutenção. Vamos citar alguns exemplos:
- Shafts entupidos;
- Conduítes danificados;
- Dutos estreitos ou obstruídos.
Esses problemas são bem comuns em imóveis mais antigos e podem dar mais trabalho na hipótese de ampliação da infraestrutura de rede. As construções mais arcaicas não foram projetadas para suportar a demanda moderna de tecnologia. Portanto, não se pensava em cabeamento estruturado flexível.
Além disso, mesmo com o passar dos anos e o avanço tecnológico, nem todas as empresas e condomínios desenvolveram o hábito de promover manutenções.
A manutenção do cabeamento estruturado é essencial para a longevidade da infraestrutura da rede e possui diversas finalidades. Ela garante que pequenas ocorrências sejam identificadas antes que se tornem problemas. Possibilita que a rede funcione com constância de segurança e velocidade e previne falhas técnicas prejudiciais ao funcionamento da empresa.
Substituição
Há casos, no entanto, em que a simples manutenção já não resolve as demandas da empresa. Existem normas técnicas que determinam como devem ser feitas as instalações, a fim de garantir a qualidade necessária na transmissão de dados. Então, se o cabeamento não atende aos critérios expostos nessas diretrizes, a recomendação é que seja feita a troca.
Outro dilema está na hipótese de o cabeamento estar, a priori, funcionando, mas não está padronizado nem organizado. Nesse caso, também é recomendada a substituição pelo cabeamento estruturado. Adotar essa medida de forma antecipada é salutar para prevenir situações incômodas futuras. Especialmente porque existem critérios específicos até para a montagem da sala de equipamentos do cabeamento estruturado.
Se a sua empresa está em um prédio de andares, ainda deve se atentar para as especificidades do cabeamento horizontal e vertical. Havendo necessidade de cabeamento externo, também deve-se observar regras particulares.
Se a infraestrutura do cabeamento antigo foi montada conjuntamente com os cabos de energia elétrica, também faz-se necessário implementar modificações. As ligações devem estar separadas, a fim de evitar acidentes graves, como choques e incêndios.
Como saber qual a melhor opção para meu negócio?
É fundamental contratar os serviços de uma empresa para elaborar um parecer técnico com a indicação da melhor opção. A Instaltec, por exemplo, faz todo o projeto de cabeamento estruturado e a execução do serviço. E também oferece os serviços de manutenção. Dessa forma, é a melhor opção do mercado para atender à demanda de sua empresa com responsabilidade, agilidade e equipe técnica especializada.
Inclusive se você está em busca de consultoria em telecomunicações para pequenas empresas, pode contar com os serviços da Instaltec.
Mas vale lembrar que mesmo depois de fazer a substituição do cabeamento antigo, você deve proceder com manutenções programadas. Uma coisa não inviabiliza a outra. As manutenções esporádicas garantirão a continuidade do alto desempenho de sua rede.