Projeto de cabeamento estruturado: o que é e como funciona

tudo sobre projeto de cabeamento estruturado

No mundo empresarial moderno, tudo gira em torno da circulação de informação. E o projeto de cabeamento estruturado é o primeiro passo para construir uma cadeia de infraestrutura de TI funcional, otimizada, eficiente e duradoura que viabilize esse processo. Imagine que é por meio do cabeamento estruturado que se consegue fazer a plena integração de todos os serviços de telecomunicações de uma empresa, seja ele por meio de voz, imagens ou dados.

Como funciona o cabeamento estruturado?

A grande vantagem do cabeamento estruturado é que ele proporciona uma padronização das instalações da rede. Ou seja, além disso evitar a ocorrência de inúmeros problemas técnicos, ainda permite que as eventuais falhas que surgirem sejam identificadas e corrigidas com muito mais agilidade.

Qualquer problema na rede causa impactos negativos na execução das atividades e operações da empresa, seja ele em que dimensão for. Um problema na rede é capaz, inclusive, de interromper o funcionamento da empresa, gerando prejuízos incalculáveis. Por isso, conseguir fazer intervenções na rede com rapidez é tão importante.

Ademais, o cabeamento estruturado é um sistema muito mais duradouro, seguro e estável. Apesar de estarmos falando em um conjunto de cabos e conectores, é por dentro desses itens que a informação passa. Então, se a infraestrutura não é segura, o risco de vazamento e perda de dados é enorme.

Para resumir, você deve entender que o cabeamento estruturado é a única forma de a empresa conseguir fazer o gerenciamento da rede, para que ela ofereça os resultados esperados. Inclusive, ele permite uma flexibilidade muito maior, nos casos de necessidade de modificações ou ampliação da rede.

Tudo fica mais fácil quando você tem cabos e conectores organizados. E para compreender essa questão, é só ler nosso artigo sobre a importância da padronização dos cabos.

O que é um projeto de cabeamento estruturado e para que serve?

O projeto de cabeamento estruturado é o planejamento de instalação da infraestrutura de redes. Após a análise da demanda do cliente, é necessário fazer um estudo completo e minucioso de como executar o cabeamento para garantir o atendimento completo da demanda.

Assim, o profissional fará uma modelagem da rede, em que constará a previsão de sua dimensão, organização, recursos técnicos e humanos necessários, materiais e tudo o mais que for necessário à sua execução.

O projeto, portanto, é o desenho de como o sistema funcionará, considerando todas as circunstâncias e particularidades daquela empresa. O projeto de cabeamento estruturado evita que ocorra falhas no funcionamento da rede e também otimiza a execução da infraestrutura.

Normas técnicas

Ocorre que essa padronização deve ocorrer em concordância com as inúmeras normas técnicas para cabeamento estruturado. Existem normas nacionais e internacionais que regulam e orientam a forma como o projeto de cabeamento estruturado deve ser feito, a fim de que se preservem a qualidade e a segurança de todo o sistema.

Portanto, é fundamental contratar uma empresa séria no segmento, que possua domínio técnico do tema. Assim, e somente assim, você terá a garantia de que o serviço foi executado com base nessas normativas vigentes.

A Instaltec é referência nesse segmento, especialista em projetos e instalação de rede de computadores com foco em alto desempenho. Inclusive, como instaladora Gold da Furukawa, ainda oferece garantia estendida de 25 anos em toda a linha de cable do projeto. Você pode entrar em contato com a Instaltec para apresentar sua demanda e fazer um orçamento, com a certeza de que terá um resultado excepcional.

Etapas para um projeto de cabeamento estruturado perfeito

Para que a rede funcione perfeitamente após a instalação, o projeto de cabeamento estruturado deve cumprir algumas fases e requisitos. Então, traremos aqui as principais etapas para a sua elaboração.

  1. Coleta de dados e informações
    A primeira etapa do projeto de cabeamento estruturado é a coleta dos dados que subsidiarão a elaboração desse planejamento. Então aqui serão feitos, por exemplo, a análise da edificação e dos espaços, o levantamento dos recursos necessários, estudo da parte elétrica, identificação de quais sistemas de telecomunicações serão integrados etc.
  2. Criação da planta baixa
    A partir das informações coletadas, o técnico fará os cálculos necessários para dimensionar a infraestrutura de rede, definindo os seus requisitos. Aqui, o profissional responderá questões sobre onde ficarão os equipamentos, números de pontos necessários, o traçado da rede, quantidade de materiais, se o cabeamento será vertical ou horizontal etc. Então será feito o desenho do projeto.
  3. Elaboração do memorial descritivo
    Toda a infraestrutura da rede precisa estar documentada, com tudo descrito de forma detalhada. Então, por isso é necessário fazer o memorial.
  4. Planilha de custos
    Após a dimensão da estrutura necessária, parte-se para o cálculo dos custos.
  5. Execução do projeto
    Por fim, a última etapa é a concretização do projeto de cabeamento estruturado. Com base no planejamento, o técnico coloca a mão na massa.
  6. Testes
    Após, acontecem os testes para averiguar o funcionamento da rede.

Se você quer implantar um sistema de cabeamento estruturado e ainda está com dúvidas, entre em contato com nossa equipe de consultores pelos números (71) 3230-0789 / (71) 3341-7725, que te ajudaremos nessa missão.

Outros Artigos