Fibra óptica em áreas industriais

A fibra óptica é uma das grandes tendências da telecomunicação

Partindo do pressuposto de que a fibra óptica é uma das grandes tendências da telecomunicação, é possível compreender este recurso como uma alternativa significativa para integrar conexões em lugares amplos, como os galpões industriais. Assim, o investimento em cabeamento estruturado com esse tipo de tecnologia é o mais indicado para uma melhor performance. Neste artigo, você saberá melhor sobre a fibra óptica em áreas industriais.

A princípio, a infraestrutura do cabeamento estruturado proporciona total suporte para a alta qualidade de processos relacionados com a rede de internet, controle de acesso, sistema de CFTV, wi-fi, entre outros. Dessa forma, esse é mais um desafio para espaços com mais de 100 metros. No entanto, os cabos de fibra óptica conseguem realizar essa integração com total eficiência.

Aplicação da fibra óptica em áreas industriais

Aplicação da fibra óptica em áreas industriais
Aplicação da fibra óptica em áreas industriais

Nesse sentido, os cabos de fibra óptica são bem finos, flexíveis e funcionam como isolantes. Além disso, possuem ampla resistência e também alta velocidade. Pelos seus filamentos passam sinais de luz, em vez de sinais de eletricidade.

Já o cabeamento estruturado traz organização e praticidade para quando há necessidade da instalação de novos equipamentos ou substituição de alguns deles, além de deixar a rede ainda mais rápida e sem ruídos.

Todavia, um galpão industrial que necessita integrar setores precisa de um projeto de cabeamento estruturado com cabos de fibra óptica. Dessa forma, é importante contar com uma equipe especializada para realizar o planejamento antes da implementação, já que existe a integração de muitos recursos de tecnologia.

Leia mais

Como ocorre a transmissão de dados por fibra óptica?

Em um amplo espaço de trabalho, é necessário conectar as áreas com recursos de rede, telefonia e câmera. Tradicionalmente, os dados são transmitidos por meio do fio de cobre. Com a evolução da tecnologia, consequentemente, a fibra óptica atua para realização dessa finalidade, apesar de ser um projeto mais dispendioso e que requer planejamento.

Em contrapartida, os sinais de luz são transformados por meio de um conversor, que pode ser de LED (fibra multimodo) ou laser (fibra monomodo) e é desempenhado por equipamentos chamados de conversores de mídia. Logo, esse processo favorece a utilização dos cabos de fibra óptica. É uma tecnologia altamente indicada para galpões industriais.

Os galpões industriais tendem a ganhar com esse tipo de implementação.
Os galpões industriais tendem a ganhar com esse tipo de implementação.

Integração de alta performance com o cabeamento estruturado

A conexão acelerada e completa entre departamentos de uma empresa viabiliza maior produtividade e agilidade para todos os processos. Além disso, há uma melhor comunicação entre as equipes. Por isso, os galpões industriais tendem a ganhar com esse tipo de implementação.

É imprescindível contar com a equipe em TI para que ocorra a redução de imprevistos, a exemplo da falha de rede. Esse suporte auxilia na escolha dos materiais certos, realizando a instalação de forma a não limitar o crescimento da empresa, entre outras ações.

Garanta maior performance para o seu galpão industrial com o investimento em cabeamento estruturado com cabos de fibra óptica.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre a fibra óptica em áreas industriais.

Para conhecer a nossa história e contratar os nossos serviços, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos

Fibra óptica em áreas industriais

Partindo do pressuposto de que a fibra óptica é uma das grandes tendências da telecomunicação, é possível compreender este recurso como uma alternativa significativa para