Os principais tipos de redes de computadores

Os principais tipos de redes de computadores

A princípio, o conceito de redes de computadores é um dos mais conhecidos entre as pessoas que não são especialistas de TI. Família, amigos, trabalho e até mesmo as conexões através das redes sociais exemplificam bem a nossa vivência em redes. Com os computadores não é diferente. Quando estes estão conectados estabelecem também uma rede. Neste contexto, apresentaremos alguns dos principais tipos de redes de computadores e os seus diferentes formatos.

Formatos para redes de computadores

As redes de computadores podem ser conceituadas como um conjunto de equipamentos, que além de compartilhar dos mesmos recursos, também podem trocar informações entre si. Os recursos são, por exemplo, a conexão com a internet, dividida entre todas as máquinas conectadas a uma determinada rede. De modo basilar, uma empresa não pode existir, sem possuir uma rede.

A rede possibilita o compartilhamento de dados, equipamentos e a comunicação entre os usuários. Além disso, as redes de computadores se apresentam em diferentes formatos. Os diferentes tipos de redes de computadores são definidos por dois fatores principais:

  1. o modelo dos equipamentos que serão conectados a ela;
  2. a distância que esses equipamentos se encontram um do outro.

Leia mais: Redes hiperconectadas prometem maior proximidade entre humanos e máquinas

Formatos para redes de computadores

Afinal, quais são os tipos de redes de computadores?

O que determina os diferentes tipos de redes são as necessidades que elas devem atender.

Existe uma série de fatores influenciadores na escolha do tipo de rede ideal para sua empresa, tais como: o segmento, porte e número de colaboradores. Por isso, a Instaltec listou os principais tipos de redes de computadores:

LAN

Esse é o formato com o qual estamos mais habituados. A LAN (Local Area Networks) é uma rede local, ou seja, de curta distância. Ela conecta dispositivos próximos, reunidos em um mesmo ambiente, por exemplo, o escritório de uma PME ou uma residência.

CAN

A CAN (Campus Area Network) – ou seja, uma rede de campus – possui um propósito bastante parecido com a LAN. Contudo, tem alcance maior. Sua utilidade é permitir a conexão entre redes de um mesmo complexo ou condomínio, como universidades, hospitais e centros comerciais.

MAN

Para conectar as redes locais dentro de distâncias maiores, você pode utilizar a MAN (Metropolitan Area Network), que significa rede metropolitana. Ela pode ser utilizada para estabelecer uma conexão entre escritório que estão em um mesmo município ou cidades vizinhas, cobrindo algumas dezenas de quilômetros.

WAN

A WAN (Wide Area Network) é uma rede de longa distância. Sua cobertura é bastante superior à das redes LAN e MAN. Com isso, é possível conectar equipamentos em diferentes localidades, de países até continentes.

RAN

RAN é a sigla para Regional Area Network, em português, rede de área regional. Conta com alcance maior que as redes do tipo LAN e MAN, porém menor que as WAN. A conexão de alta velocidade, através de fibra ótica, é uma de suas principais características.

PAN

A rede PAN (Personal Area Network), que significa rede de área pessoal, é a com maior limitação de alcance. Ela conecta apenas aparelhos que estão a uma distância curtíssima, um exemplo desse tipo de rede é o Bluetooth.

SAN

Já a rede SAN (Storage Area Network), em tradução livre, rede de área para armazenamento, tem apenas uma função. Portanto, é a responsável por armazenar dados da rede e fazer a comunicação entre um servidor e os demais dispositivos.

VLAN

A versão virtual da rede LAN, a VLAN (Virtual LAN), reúne diversas máquinas de forma lógica e não física. Sendo assim, é capaz de dividir uma LAN física, em diversas redes virtuais.

As redes de computadores sem fio

Como em qualquer outra área, as redes de computadores precisaram se adaptar ao uso das tecnologias sem fio. Além de todas as alternativas mencionadas, as redes LAN, MAN e WAN também contam suas versões wireless, sendo elas:

  • WLAN;
  • WMAN;
  • WWAN.

A distância e o tipo de equipamentos conectados são fatores auxiliam na hora de determinar os tipos de redes, que variam de acordo com as necessidades da empresa. As redes são vitais para a estrutura de qualquer negócio.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha conhecido um pouco mais sobre os principais tipos de redes de computadores.

Para conhecer a nossa história e contratar os nossos serviços, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas: (71) 3230-0789/3341-7725.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.