Infraestrutura de rede: qual é a melhor para a sua empresa?

Infraestrutura de rede é formada por um sistema complexo que envolve computadores, servidores, cabeamento e consumidores

Você já ouviu falar em infraestrutura de rede? Para funcionar adequadamente, a rede de TI (Tecnologias da Informação) de uma empresa precisa de um conjunto de dispositivos e softwares, os quais compõem o sistema que conhecemos como infraestrutura de rede.

Essa infraestrutura de rede é formada por computadores, servidores, cabeamento estruturado e consumidores finais, ou seja, todo um sistema complexo (e necessário) que costuma ficar a cargo de um administrador ou grupo de administradores (coordenador, supervisor ou gerente de TI, por exemplo).

É fundamental observar que um gerenciamento eficiente ou ineficiente da infraestrutura de rede influencia, diretamente, a qualidade dos processos organizacionais, o que significa dizer que uma determinada empresa que deixe se atentar a isso tem grandes chances de perder competitividade.

Leia também: Tire as suas dúvidas sobre Wi-Fi

Importância da infraestrutura de rede

E por que a infraestrutura de rede é tão importante? Ela é responsável por interligar os equipamentos nos diferentes tipos de ambientes da organização, conectando os seus dispositivos tecnológicos com o objetivo de que o tráfego demandado pelos usuários seja suportado.

Para facilitar o entendimento, listamos alguns dos principais benefícios agregados por uma infraestrutura de rede eficaz:

  • Melhor disponibilidade de informação para os gestores;
  • Mais segurança para a organização;
  • Gerenciamento virtualizado;
  • Custo-benefício (economia de recursos);
  • Competitividade de mercado.

Melhor disponibilidade de informação

Lembra daquela velha expressão time is money? Hoje em dia vivemos a Era da Informação. No ambiente de negócios, os gestores precisam de acesso rápido aos dados para que possam tomar decisões mais consistentes e assertivas.

Nesse sentido, uma boa infraestrutura de rede propicia essa velocidade de dados, evitando a lentidão do fluxo de informações e da ocorrência de falhas, fatores considerados obstáculos no quesito competitividade.

Leia também: Apenas 53% dos sites governamentais são seguros, diz relatório

Mais segurança


A segurança de dados é um fator imprescindível para qualquer organização. Uma infraestrutura de rede bem projetada e instalada consegue assegurar um maior desempenho e controle contra infecções por malware. A utilização de firewalls, switches gerenciáveis e VLANs são algumas das alternativas para tornar o sistema mais seguro.

Virtualização

A possibilidade de administrar os recursos em um ambiente virtual, gerenciando processos com uma maior eficiência, é uma das principais vantagens da virtualização, processo que pode ser implementado de diversas formas em uma rede estruturada. Uma delas é controlar, por meio de programas específicos, o trabalho do dispositivo físico. Outras opções são a paravirtualização e a virtualização completa.

Custo-benefício A relação custo-benefício de uma infraestrutura de rede para uma organização também é outro fator considerável, ainda mais em tempos de sucessivas crises financeiras, quando qualquer economia é bem-vinda nos negócios. Atualmente, a maioria das redes opera abaixo da carga total possível, o que acaba gerando custos desnecessários em áreas como refrigeração, cabeamento e energia, entre outras.

Infraestrutura de rede é imprescindível para a competitividade das organizações
Infraestrutura de rede é imprescindível para a competitividade das organizações

Competitividade

Uma infraestrutura de rede de excelência viabiliza soluções robustas no âmbito organizacional, facilitando o trabalho de funcionários e gestores nas rotinas do dia a dia. Para isso, é fundamental investir em equipamentos de qualidade, devidamente certificados, e na contratação de empresas que sigam as melhores diretrizes de mercado, como a norma NBR 14565/2019.

Importante: o dimensionamento da infraestrutura de rede deve sempre seguir as recomendações de um projeto personalizado, que leve em consideração as necessidades específicas de cada contratante.

4 tipos de Infraestrutura de Redes

Você já deve estar se perguntando quais são os principais tipos de infraestrutura de rede, não é mesmo? Listamos alguns dos mais utilizados atualmente:

  1. Rede Sem Fio (Wireless): um dos modelos mais conhecidos no mercado, a rede sem fio possibilita a conexão entre dois ou mais dispositivos sem a necessidade do uso de cabos. Dessa forma, a utilização de equipamentos de ondas de rádio ou infravermelho é o que viabiliza a transmissão de informações e dados;
  2. Redes Locais (LAN): também chamadas de Local Area Network (LAN), as redes locais (ou redes LANs) são sistemas de telecomunicações os quais conectam dispositivos de dados no interior de uma área física com ambiente limitado, tais como escritórios, fábricas e prédios. A possibilidade de utilizar diversas mídias é uma de suas principais características;
  3. Redes Metropolitanas (MAN): imagine uma situação em que uma determinada organização tenha dois ou mais escritórios na mesma região da cidade ou promova o modelo de trabalho home-office. Como fazer para manter os computadores interligados? É aí que entram as Metropolitan Area Network (Redes Metropolitanas), capazes de conectar inúmeras redes locais;
  4. Redes Remotas (WAN): por sua vez, as Wide Area Network (WAN) são redes de longa distância com capacidade de alcance superior ao das MANs, o que significa cobertura de grandes áreas geográficas – países e continentes.
Instaltec tem quase três décadas de experiência em instalações na área das telecomunicações
Instaltec tem quase três décadas de experiência em instalações na área das telecomunicações

Qual infraestrutura de rede devo usar em minha empresa?

Fatores como disponibilidade, segurança e relação custo-benefício são cruciais para se levar em conta ao escolher a infraestrutura de rede. Calcular e medir os níveis de consumo de cada sistema é outro aspecto muito relevante.

Em linhas gerais, cada empresa possui uma demanda e necessidade específicas em relação ao próprio ambiente de TI, sendo que um planejamento com diagnóstico preciso de parte da empresa que irá realizar a instalação.

Infraestrutura de rede? Conte com a Instaltec!

Há quase três décadas, a Instaltec projeta e instala rede de computadores, utilizando produtos de qualidade excelente e profissionais devidamente capacitados. A empresa realiza o levantamento das necessidades de cada cliente, preparando, em seguida, um projeto personalizado para a instalação.

Além disso:

– Todo o serviço é realizado seguindo os padrões estabelecidos pelas normas EIA/TIA;

– A instalação é 100% certificada e conta com os aparelhos mais modernos no mercado;

– A empresa entrega um relatório completo e detalhado com mais de 20 itens avaliados;

– Instaladora Gold credenciada Furukawa;

Garantia estendida de 25 anos para toda a linha de “cable” instalada em seus projetos registrados. Ficou interessado(a)? Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas: (71) 3230-0789/3341-7725

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.