Instaltec Tecnologia em Instalações
  • compromisso
    com a qualidade,

    responsabilidade
    e satisfação

    plena dos clientes

  • Aliando a

    Tecnologia,

    Furukawa e a

    Garantia TIA/ISO

    de Qualidade

    pode ficar

    tranquilo

    sua empresa está

    em boas mãos

  • redes projetadas de

    forma personalizada

    para cada situação.

    a instaltec

    oferece suporte

    a toda as suas

    necessidades

    em redes de

    computadores

NOVIDADES

Página Inicial / Sem categoria /
Copa 2014: Infraestrutura de Redes Furukawa garante a comunicação

Copa 2014: Infraestrutura de Redes Furukawa garante a comunicação

19 de junho de 2018

Dos 12 estádios construídos nas cidades-sede para a Copa de 2014, a Furukawa está presente em dez deles fornecendo redes de comunicação por fibras ópticas e metálicas, totalmente integradas e adequadas aos padrões técnicos exigidos pela FIFA. A Furukawa também está envolvida na entrega de soluções que integram as reformas e ampliações dos aeroportos e portos do País e na consolidação das intervenções de mobilidade urbana. As redes de comunicação Furukawa estarão integradas ao anel óptico da Telebrás que vai atender a FIFA para transmissão de vídeos de alta definição (HDTV) nos jogos. Esta rede de fibras ópticas, por sua vez, deverá  também ser estendida para o Programa Nacional de B anda Larga (PNBL) no interior do Nordeste e da Amazônia.

VP de Engenharia da Furukawa, Helio Durigan (foto) comenta: “Este é um momento significativo para a Furukawa, pois mais uma vez fazemos parte de um processo de modernização da infraestrutura brasileira. Só que agora carregada com toda a emoção advinda da transmissão dos jogos no Brasil para milhões de pessoas em todo o mundo”.

O executivo garante que as tecnologias aplicadas deixam um legado de longo prazo ao País, já que o uso das fibras ópticas sustentam os investimentos em uma infraestrutura física pronta para atender às futuras demandas de equipamentos. “Tudo o que é investido agora em infraestrutura de comunicação continuará a beneficiar a sociedade brasileira”, diz Durigan.

 

Sistemas Furukawa integram os diversos serviços multiuso nas Arenas

A característica principal das redes Furukawa instaladas nas novas arenas esportivas está na altíssima segurança e redundância para sustentar o tráfego de dados sem interrupção. Em velocidade de 40-100 Giga nos backbones e 10 Giga nas conexões de rede atenderá aos diversos serviços agregados, superando as exigências da FIFA.  Além da transmissão de vídeo HDTV ao vivo, as redes suportarão telefonia com redundância, sistemas wi-fi, a automação e o controle de som, os controles de acesso nas catracas e demais sistemas de controle e vigilância.

“O maior desafio foi projetar uma rede de cabeamento estruturado capaz de suportar todos os atuais subsistemas de diferentes fornecedores e deixá-la também preparada para suportar a evolução tecnológica”, diz Antônio Gonçalves, chefe do Depto Técnico de Banda Larga, da Furukawa.

Segundo ele, as redes ópticas e metálicas instaladas foram preparadas com fibras monomodo EZ-Bend (BLI), fibras multimodo OM4 e solução CAT.6A blindada (GigaLAN Augmentad), no caso da rede metálica.

No primeiro novo estádio inaugurado no País, a Arena Castelão em Fortaleza, por exemplo, demandou 102 quilômetros de cabos eletrônicos e 12 quilômetros de fibras ópticas cobrindo 1500 mil pontos de acesso entre campo, vestiários, espaços operacionais, arquibancadas, camarotes e áreas externas do centro esportivo cearense.

Projetos exclusivos em Portos e Aeroportos promovem melhoria aos Negócios e novas receitas

A Furukawa já está presente em um dos maiores terminais portuários privados e multiuso do País, o EMBRAPORT, localizado à margem esquerda do Porto de Santos, em São Paulo (saiba mais em: https://www.terminalembraport.com.br/por/o-projeto). A companhia também está fornecendo infraestrutura de rede aos principais aeroportos independentes da Infraero, como o Aeroporto Governador André Franco Montoro, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Guarulhos / Cumbica, em São Paulo, e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP, entre outros em negociação já avançada.

“O maior diferencial da infraestrutura física Furukawa aplicada nesses ambientes é permitir a exploração dos serviços de telecom. Além dos subsistemas como controles acesso, CFTV, torres de controle de tráfego, administração, automação, rede administrativa, entre outros, os gestores podem disponibilizar pontos de acesso seguro e em altíssima velocidade aos seus parceiros de negócios, atendendo suas necessidades de comunicação e garantindo novas receitas aos empreendimentos”, diz o chefe do Depto Técnico de Banda Larga, da Furukawa, Antônio Gonçalves.

Pelas características intrínsecas das áreas portuárias e aeroportuárias – espaços de grandes distâncias horizontais – , toda a infraestrutura física de comunicação fornecida pela Furukawa se baseia em métricas especiais às topologias aplicadas, provendo forte resiliência às redes, ou seja, altíssima tolerância a falhas ou ataques para a máxima segurança no tráfego das informações.

Gonçalves explica que numa LAN deste tipo, a alta qualidade do serviço vai além do QoS. “Mesmo que dê problema em algum equipamento, a rede não pode parar, garantindo redundância e transparência para o usuário, com total controle e gerenciamento”, conclui.