O que é controle de acesso, indicações e como funciona

tudo sobre controle de acesso

Restringir o acesso a determinadas salas e áreas da empresa é necessário em diversas circunstâncias. Seja para controlar quem entra ou seja para resguardar objetos ou informações ali armazenados, é fundamental instalar um controle de acesso. Nesse artigo você vai conhecer o que é, como funciona e qual a importância desse sistema no contexto do universo corporativo e empresarial.

O que é controle de acesso?

Controle de acesso é o nome que se dá ao conjunto de tecnologias e equipamentos utilizados para gerenciar o fluxo de pessoas em uma determinada área. Ou seja, é um sistema que permite fazer o monitoramento contínuo do acesso das pessoas a um ambiente específico.

Funcionamento do sistema

O funcionamento desse tipo de sistema é relativamente simples. Quando um ambiente possui controle de acesso, o indivíduo que quiser ingressar no espaço precisa se identificar previamente. O sistema fará a leitura da informação que esse indivíduo fornecer e, caso ele tenha cadastro, vai liberar automaticamente seu acesso à área.

As tecnologias e aparelhagens envolvidas nesse tipo de sistema englobam, por exemplo, os programas de gestão da segurança, alarmes, controladores de acesso e os leitores de identificação. A identificação pode acontecer por diversos meios, sendo os mais comuns a impressão digital, o reconhecimento facial, o reconhecimento da íris dos olhos, o comando de voz, QR Code, senha, TAG veicular e os cartões por aproximação.

O passo a passo de como funciona o sistema pode variar a depender da tecnologia utilizada, mas, basicamente, é possível resumi-lo da seguinte forma:

  1. Apresentação da identificação do indivíduo perante o leitor;
  2. O equipamento faz a leitura da identificação e envia a informação ao controlador de acesso;
  3. O controlador de acesso faz a checagem da identificação dentro de uma base de dados previamente cadastrada, para verificar se aquela pessoa tem permissão para acessar o ambiente;
  4. Caso seja identificada a permissão, o controlador de acesso envia a informação para a fechadura eletrônica destravar;
  5. Caso o controlador identifique que a pessoa não tem permissão para ingressar naquela área, ele impede o acesso e a porta não destrava. Além disso, ainda pode disparar um alarme, a depender da tecnologia instalada.

Existem hoje sistemas bem modernos, que geram relatórios ricos em informações, identificando inclusive os dados das pessoas que tentaram acessar o local sem permissão. Ademais, é possível fazer a total ingressão do controle de acesso a outros sistemas de segurança, a exemplo do CFTV (Circuito Fechado de TV).

Importância

Mas por que e em que situações uma empresa deve contratar um serviço de controle de acesso?

Primeiramente, observe que toda organização trabalha com informações sigilosas. Informações acerca da gestão e estratégias empresariais são consideradas relevantes e deve ser mantida a sua confidencialidade. Então, um dos motivos para se ter esse sistema é justamente controlar o acesso de pessoas aos locais onde ficam guardados esses dados.

Outro exemplo que facilita a compreensão é nos casos em que você precisa controlar o acesso a equipamentos valiosos ou perigosos. Existem maquinários que precisam de conhecimento técnico especializado para manuseio e que oferecem riscos quando manuseados de forma incorreta. Portanto, aqui é mais um caso para se pensar na gestão do controle de acesso.

Assim como esses exemplos, temos inúmeros outros. Então, sempre que existir a necessidade de preservar equipamentos, dados, tecnologias e informações, há automaticamente uma demanda por sistemas de controle de acesso.

Ademais, ele é também essencial quando a intenção é impedir que estranhos tenham acesso a locais específicos, quando estamos falando de espaços em que transitam muitas pessoas. É o caso, por exemplo, dos bancos, supermercados, grandes lojas.

Por fim, o controle de acesso também é fundamental para preservar a segurança. Aqui, incluímos ambientes que lidam com riscos contínuos, como fábricas, indústrias, hospitais etc. São ambientes que apresentam riscos à saúde e segurança das pessoas ou que lidam com produtos restritos (como os medicamentos).

Vantagens de se ter um controle de acesso

A implantação de um sistema de controle de acesso traz inúmeras vantagens. Entre as mais importantes estão:

  • Manter a segurança e preservar a saúde das pessoas;
  • Garantir a segurança de dados, informações, equipamentos, objetos de valor;
  • Preservar o patrimônio e a integridade dos bens de uma empresa;
  • Reduzir os custos fixos com a parte operacional;
  • Gestão completa do acesso a áreas restritas;
  • Registro de todos os horários de entrada e saída no ambiente;
  • Mais facilidade para identificar os responsáveis pelas ocorrências no ambiente;

Como ter um controle de acesso eficiente

Cada negócio possui suas próprias particularidades, então, é necessário entender essas minúcias para que seja possível definir o melhor sistema de controle de acesso. Ou seja, é fundamental compreender quais os objetivos e expectativas da empresa com aquele sistema.

A recomendação é que contrate um prestador de serviço habilitado para fazer esses estudos e montar um sistema capaz de suprir essas expectativas e necessidades. Além disso, é necessário ter um conhecimento técnico bastante especializado, para distinguir a melhor opção dentre as alternativas disponíveis no mercado.

O ideal é que você entre em contato com a equipe da Instaltec para tirar as suas dúvidas e verificar qual a melhor indicação para o seu negócio.

Outros Artigos