CFTV analógico ou digital? Aprenda a fazer a melhor escolha

diferenças entre CFTV analógico ou digital

O Circuito Fechado de TV, ou simplesmente CFTV, é um sistema de segurança, que possibilita o monitoramento de uma área por meio de câmeras. A solução é bastante eficaz para inibir ações criminosas, como roubos e invasões. Mas sua utilidade vai muito além disso. O sistema permite o patrulhamento contínuo de determinados ambientes, o monitoramento ambiental, a vigilância da segurança do trabalho, o acompanhamento de ambientes confinados, dentre muitas outras funções. Nesse artigo, você vai entender como escolher entre CFTV analógico ou digital.

Ao montar um projeto de Circuito Fechado de TV, é fundamental estudar os objetivos do cliente; analisar o local e o posicionamento das câmeras; escolher entre as principais câmeras de CFTV disponíveis no mercado; definir como funcionará a gravação e o armazenamento; e determinar o funcionamento da central de monitoramento. Dentro desse contexto está, portanto, uma importante escolha: se será utilizado um modelo de CFTV analógico ou digital.

Principais vantagens e desvantagens do CFTV analógico ou digital

Para você conseguir identificar como escolher entre o CFTV analógico ou digital, precisa conhecer as principais diferenças entre eles. Ou seja, suas vantagens e desvantagens. O CFTV analógico, por exemplo, apresenta uma qualidade de imagem inferior, se comparado ao sistema digital. Por outro lado, o modelo analógico possui um custo inferior ao digital. Além disso, há uma variedade maior de modelos de câmeras analógicas.

Para facilitar esse entendimento, montamos abaixo um quadro de vantagens e desvantagens do CFTV analógico e do digital. Confira:

Modelo analógico

  • Vantagens:
    • O modelo analógico possui um custo mais baixo;
    • Existem mais tipos de câmeras disponíveis no mercado;
    • Os modelos de câmeras de fabricantes diferentes apresentam uma compatibilidade maior.
  • Desvantagens:
    • A qualidade de imagens, no entanto, é inferior;
    • A instalação do CFTV analógico é mais complexa, porque cada câmera precisa de um cabo de transmissão próprio
    • O sistema analógico também está mais sujeito a interferências;
    • Armazenamento de imagens é feito em fitas individuais para cada câmera;
    • Não consegue atender demandas de longas distâncias;
    • Quanto maior o espaço a ser coberto pelo sistema de CFTV, a instalação se torna ainda mais complicada, porque exige um planejamento mais complexo do cabeamento.

Modelo digital

  • Vantagens:
    • Apresenta recursos mais avançados, por exemplo, possibilitando dar zoom nas imagens e até uso de reconhecimento facial;
    • Possui uma instalação mais simplificada;
    • Não está sujeito a interferências;
    • É possível acessar as imagens de dispositivos móveis, como celular e tablet;
    • As câmeras IP são interligadas, permitindo, portanto, o armazenamento simultâneo das imagens;
    • Possibilita uma busca mais ágil e eficiente de imagens gravadas em horários e datas específicos;
    • Não ocupa a banda de internet, porque possui rede própria;
    • Garante mais segurança em razão da criptografia wireless.
  • Desvantagens:
    • O custo do modelo digital é mais elevado.

Resumo do CFTV digital ou analógico

Para você compreender melhor essas vantagens e desvantagens na prática, é importante deixar claro o que você ganha ou perde com a escolha de cada modelo, se optar pelo CFTV analógico ou digital.

Portanto, saiba que o modelo CFTV digital funciona a partir do uso de câmeras com maior tecnologia, as chamadas câmeras IP. Essas câmeras fazem a gravação de imagem em alta resolução. Na prática, isso significa que o sistema digital te oferece mais qualidade de imagens, então você consegue identificar os detalhes nessas imagens.

Assim, com o uso da câmera IP dá para identificar pessoas, objetos, números de placas e afins. Além disso, é possível localizar mais facilmente as imagens de dias e horários específicos e até fazer cortes de edição. Isso é possível, porque as imagens ficam armazenadas de forma mais organizada no HD.

Com relação ao sistema analógico, em contrapartida, temos uma limitação maior de recursos. Além disso, os arquivos são perecíveis, porque as imagens ficam armazenadas em fitas. Portanto, o armazenamento dessas imagens depende do manuseio profissional adequado, para criar um método de organização eficiente, que facilite eventuais buscas.

Dentro de um sistema analógico, as câmeras trabalham de forma individual, o que dificulta a cobertura de áreas maiores e com muitos obstáculos, que exigem a instalação de câmeras que capturem imagens em ângulos diferentes.

Como escolher o modelo de CFTV ideal

A escolha do sistema de CFTV deve levar em consideração fatores diversos, como a necessidade do cliente, os seus objetivos e o orçamento disponível, por exemplo.

A atividade principal do cliente também é um fator decisivo na hora de optar por um modelo de CFTV. Por exemplo, se estamos falando de condomínios ou de uma empresa de grande porte, onde circula muito dinheiro, que apresenta altos riscos de acidentes, que possui circulação alta de pessoas ou que possui espaços muito grandes, certamente o sistema digital é o mais apropriado.

Por outro lado, se estamos pensando em um projeto para um estabelecimento comercial pequeno ou uma residência, por exemplo, é possível encontrar vantagens no modelo analógico. Porém, é importante saber se haverá necessidade de crescimento do sistema de CFTV e em quanto tempo essa demanda pode surgir, a fim de que você não perca dinheiro investindo em um sistema analógico, para ter que migrar para o digital em pouco tempo.

Mas é importante seguir a orientação da empresa responsável pela instalação do sistema. Afinal de contas, é ela a especialista no assunto, que consegue identificar qual modelo apresentará mais resultado para aquilo que o cliente precisa.

A Instaltec, por exemplo, desenvolve projetos de CFTV a partir da demanda do cliente, de modo a atender as necessidades e objetivo com a melhor relação entre custo e benefício do mercado.

Então, na dúvida, se você quer ter um sistema de CFTV de qualidade na Bahia, que seja eficiente e não apresente problemas de instalação, entre em contato com a Instaltec. Você receberá a visita de um técnico experiente e capacitado para fazer uma análise detalhada de seu ambiente, identificar as necessidades e montar um projeto conectado com sua demanda.

Outros Artigos

Aviso de Recesso Junino

Estaremos em período de recesso do dia 22 a 25/06.