As empresas, empreendimentos e estabelecimentos em geral precisam de um projeto de segurança por inúmeras razões. Da garantia do monitoramento contínuo à possibilidade de prevenir e evitar certos riscos, investir em segurança contribui para a preservação do patrimônio material e também dos recursos humanos.
Nesse artigo você vai saber em detalhes o que é um projeto de segurança e conhecer os fatores que contribuem para a sua eficiência. Inclusive, entender por que a escolha das câmeras de segurança exerce um papel tão relevante nessa questão.
O que é o projeto de segurança?
Projeto de segurança é o nome que se dá a todo o planejamento das ações, e devidas implementações, que visam à proteção do patrimônio de uma empresa. Ou seja, ele reúne as condutas adotadas no sentido de garantir a salvaguarda desse patrimônio contra ações criminosas e também para assegurar o monitoramento contínuo do que acontece nas dependências da organização.
Deve-se prever nesse documento a metodologia, sistemas, os recursos físicos, demanda de pessoal, protocolos etc. Ou seja, tudo o que estiver minimamente vinculado aos procedimentos de segurança. E cada um desses itens precisa ser dimensionado adequadamente, a fim de garantir a eficiência dos procedimentos determinados.
Todas as empresas que se preocupam com a preservação do patrimônio precisam de um plano de ações voltado à segurança. Desde empreendimentos de pequeno porte até grandes indústrias, todos se beneficiam desse planejamento na medida de suas necessidades. No caso do CFTV e do controle de acesso, por exemplo, que integram o projeto de segurança, a Instaltec cria e executa sistemas personalizados. Tudo é desenvolvido a partir das necessidades do cliente.
Elementos essenciais
Ao elaborar esse tipo projeto, é necessário pensar, pelo menos, em 4 elementos essenciais:
- Individualização: cada negócio possui suas particularidades. Portanto, não se deve aproveitar o projeto de uma empresa para outras, sem que sejam feitas as adaptações necessárias.
- Objetivos: segurança é uma palavra de sentido amplo, então é necessário delimitar quais são os objetivos com aquele projeto. Somente assim será feito fazer a dimensão adequada.
- Infraestrutura: quais recursos humanos e equipamentos deverão compor o projeto de segurança? Ter a exata noção dessas informações é o que dará funcionalidade ao sistema.
- Orçamento: deve-se compatibilizar a necessidade com a realidade da empresa em termos de orçamento, a fim de que se tenha um plano viável.
Papel do CFTV no projeto de segurança
O Circuito Fechado de TV é uma parte do projeto de segurança, porque é ele que vai atender à necessidade de monitoramento contínuo das áreas. E não há como pensar em segurança, sem que haja um sistema adequado de vigilância. Ainda que estejamos falando de projetos de segurança específicos, como, por exemplo, o de TI, contra incêndios, do trabalho ou pessoal, em todos eles o CFTV assume papel relevante.
O CFTV viabiliza o desenvolvimento de estratégias dentro do planejamento. Ele oferece praticidade, eficiência e adequação. Afinal, o Circuito Fechado de TV funciona como vários olhos abertos ao mesmo tempo em locais diferentes, 24 horas por dia. Ou seja, ele traz continuidade, constância e eficiência, sem riscos das falhas humanas.
Funcionalidades e aplicações
Engana-se quem acha que o sistema de CFTV existe apenas para prevenir a ação de criminosos e vândalos. É claro que essa é uma das suas importantes funções, mas não é só isso. Há inúmeras aplicações e funcionalidades do CFTV, que superam essa tarefa. Podemos citar aqui algumas, como, por exemplo:
- Acompanhar processos em áreas industriais ou de grande risco;
- Conseguir identificar detalhes de fatos ocorridos em áreas específicas;
- Servir como elemento de prova em processos judiciais, na defesa dos interesses da empresa;
- Monitorar ambientes confinados.
Importância da qualidade do CFTV no projeto de segurança
Apesar de seu vasto repertório de funcionalidades, o Circuito Fechado de TV só trará os resultados estimados se for dimensionado e instalado corretamente. Não basta comprar câmeras pela internet e distribuí-las de forma aleatória pelo ambiente. Negligenciar o CFTV fará com que a empresa tenha baixa qualidade de imagens, equipamentos inapropriados e ainda terá pontos cegos pelo perímetro.
E o problema surgirá no momento em que for necessário utilizar a imagem, quando a empresa perceberá o sério erro que cometeu. A questão é que temos uma variedade gigantesca de equipamentos no mercado. Além disso, existem questões técnicas de projeto, relacionadas às distâncias, alturas e pontos de instalação.
É necessário conhecer os detalhes técnicos para escolher entre os tipos de câmeras de segurança disponíveis. Isso porque cada câmera tem funcionalidades específicas. Se falamos em áreas que apresentam alto risco de incêndios, por exemplo, é essencial utilizar a câmera antiexplosão. Também faz-se necessário entender as diferenças, vantagens e desvantagens do CFTV digital e do CFTV analógico.
Também temos especificidades em relação aos sensores das câmeras e relativo também à forma de armazenamento das imagens. Isso sem contar com as minúcias que envolvem o posicionamento de cada equipamento. Então se você busca um CFTV eficiente para o seu projeto de segurança, contrate os serviços de quem realmente entende do assunto. A Instaltec está pronta para analisar sua demanda e entregar a melhor solução para seu problema.