O que é e para que serve um Circuito Fechado de TV?

Um sistema de monitoramento por câmeras não atende apenas à demanda de segurança. Quando se ouve falar em Circuito Fechado de TV, no entanto, essa é a primeira impressão. Mas existe um conjunto de circunstâncias que são plenamente resolvidas com a instalação de um projeto de CFTV. Nesse artigo falaremos em detalhes sobre o funcionamento do circuito, com suas principais características e funcionalidades. Assim, você terá elementos para identificar como essa tecnologia ajudará na gestão de sua empresa.

O que é o Circuito Fechado de TV?

O Circuito Fechado de TV, ou simplesmente CFTV, é um sistema que integra câmeras distribuídas em pontos estratégicos dentro de um espaço específico, possibilitando o acompanhamento contínuo de tudo o que acontece nessas áreas por meio de uma central de monitoramento. Ou seja, os sinais das imagens das câmeras são transmitidos simultaneamente para um mesmo local, onde é feita a observação remota de todo o espaço de cobertura das câmeras.

A visualização à distância das imagens transmitidas pelas câmeras permite um acompanhamento muito mais eficaz das áreas monitoradas. Além disso, o sistema permite o armazenamento das imagens, para verificações posteriores. O sistema de CFTV apresenta muitas funcionalidades, atendendo a múltiplas necessidades do mundo corporativo. Daí surge a importância do Circuito Fechado de TV,

Indicações de uso do CFTV

O Circuito Fechado de TV é a opção mais eficiente e econômica em diversas situações que a empresa precisa resolver. Por exemplo, podemos indicar como soluções de uso do CFTV:

  • Monitoramento do ambiente, registrando as ocorrências e coibindo a ação de infratores;
  • Acompanhamento da cadeia produtiva de produtos ou serviços;
  • Garantia da segurança humana e patrimonial;
  • Método auxiliar na avaliação de desempenho profissional;
  • Vigilância de ambientes confinados ou locais de risco;
  • Sistema auxiliar do controle de acesso;

Como você pode observar, existe uma rica cadeia de usos do sistema de CFTV, motivo pelo qual há também uma variedade enorme de câmeras, a fim de atender a cada especificidade. Um exemplo dessa diversidade é a câmera antiexplosão, mais robusta e resistente, própria para ambientes de alto risco de incêndios e afins.

Há também outros detalhes que devem ser considerados na hora de montar um projeto de CFTV, como o sensor de imagem. Com a tecnologia e a inovação a serviço do monitoramento, o CFTV acaba sendo indispensável em todo tipo de estabelecimento, espaços abertos ao públicos, bancos, hospitais, órgãos governamentais, indústrias, fábricas, escritórios etc.

Principais elementos de um Circuito Fechado de TV

O Circuito Fechado de TV é composto por uma série de elementos, não se resume apenas ao conjunto de câmeras e monitores. Assim, ao montar um projeto de CFTV, a empresa deve levar em conta questões como:

  • Infraestrutura para montagem do sistema, como seus cabos, suportes e afins;
  • Câmeras;
  • Processadores;
  • Monitores;
  • Gravadores de Vídeo;
  • Equipamentos para armazenamento de imagens;
  • Fontes de alimentação do sistema;
  • Infraestrutura da rede;
  • Detectores de movimento;

Aqui estão alguns dos elementos básicos que integram o circuito, mas pode haver a necessidade de incluir mais itens. Inclusive, para fazer a integração com os demais sistemas de telecomunicações.

Como fazer um projeto de CFTV?

O projeto é a fase preliminar da instalação do Circuito Fechado de TV. Ou seja, antes de sair por aí colocando câmeras em qualquer lugar, é fundamental contratar um serviço especializado. Assim, será possível criar um sistema que atenda às demandas e interesses reais da empresa. Então, o primeiro passo é contratar os serviços de uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

A Instaltec é referência na instalação de sistemas de CFTV em Salvador e adjacências, porque possui um time de especialistas treinados para identificar necessidades e criar um projeto conectado com essas demandas. Os técnicos da Instaltec estudam o ambiente minuciosamente e oferecem soluções personalizadas para a empresa, a fim de que ela conte com todos os benefícios do sistema.

Existem inúmeras questões técnicas que fazem a diferença na qualidade do sistema. Por exemplo, a escolha da câmera ideal, a partir das funcionalidades que a empresa precisa, e o conhecimento sobre o posicionamento das câmeras de segurança.

Para se ter uma ideia do quão isso importa, a Instaltec recebe hoje uma grande demanda por manutenção de sistema de CFTV. Em alguns casos, em razão da necessidade natural da manutenção, decorrente da ação do tempo, exposição aos efeitos naturais, à ação de roedores, vândalos etc. Mas, em muitas outras situações, a manutenção surge em razão de falhas no processo de instalação do sistema. Ou seja, escolhas de materiais equivocados, falhas de instalação etc.

Por isso, é fundamental fazer uma escolha acertada e contratar os serviços da Instaltec, que garante qualidade, otimização e o melhor pós-venda do mercado, com suporte completo após a conclusão do serviço. Além de realizar o serviço com base nas normas técnicas de funcionamento e segurança, a Instaltec testa todo o sistema antes de entregar e oferece uma garantia fácil de ser acionada a seus clientes.

Outros Artigos